Música Livre - Júlia Vargas + Posada e o Clã

Júlia Vargas - nasceu em Cabo Frio/RJ, rodeada por músicos na família. Seus estudos e vivências musicais, portanto, se deram entre seus pais, avós, tios, irmãos e primos de uma forma muito natural. Iniciou sua vida artística, ainda criança, na dança. Dançou pelo Theatro Municipal do Rio de Janeiro e pelo Centro de Movimento Deborah Colker. Aos 18 anos, ingressou na Companhia Mulungo, de Oswaldo Montenegro, onde atuou por um ano. Nessa mesma época, começou a se aventurar pelos palcos soltando a voz e, desde então, nunca mais parou de cantar.

Cantora e percussionista, Júlia vem se consolidando nos últimos anos na cena musical carioca e vem emocionando nomes como Milton Nascimento, com quem fez turnê e abriu shows, Ivan Lins, de quem ganhou uma música inédita que foi gravada em seu primeiro disco, Alceu Valença, que a convidou para abrir um de seus shows na Fundição Progresso/RJ, Pedro Luís, Moraes Moreira, João Donato e Wagner Tiso, entre outros.

Em 2014, foi convidada a integrar o projeto Mar Azul, em homenagem ao Clube da Esquina e saiu em turnê com o show Travessia, de Milton Nascimento, pelo interior de Minas Gerais, e com o show Linha de Frente, acompanhando Milton Nascimento e Criolo. No ano seguinte, participou do Tributo à Cássia Eller, no Rock in Rio, e chamou atenção pela parceria com Chico Chico, cantor e compositor carioca, filho de Cássia Eller, com quem fez diversos shows pelo Brasil. Dessa parceria, nasceu o selo Porangareté, criado ao lado de Chico Chico, Rodrigo Garcia e Maria Eugênia. Também no final daquele mesmo ano, lançou o CD e DVD Júlia Vargas & os Barnabés ao Vivo em Niterói, no Teatro Municipal de Niterói.

Em 2016, Júlia se dedicou à gravação do seu segundo álbum de estúdio, intitulado Pop Banana, fruto de uma parceria entre a cantora, o selo Porangareté e a gravadora Biscoito Fino. Júlia assina a produção e direção musical do álbum, lançado em maio do ano passado.

Pop Banana - o show - Destaca-se, principalmente, por algo que o título já indica: uma reconexão entre o popular e a poesia, núpcias do gosto mais simples e regional com um estilo bem preparado e urbano. O show se configura como um espetáculo de dramaturgias amarradas, que vão desde a performance da artista ao figurino, passando por conceitos de iluminação, cenário, repertório e encontrando até a Drag King Mama Horn fazendo lip sync da cantora em tempo real. As performances de Júlia, no palco, transparecem claramente sua primeira formação artísca: a dança. Seja na leveza demonstrada em seus movimentos, ou na precisa condução dos gestos mais impetuosos. A direção artística de Vanessa Garcia confere a esse espetáculo o arranjo visual bastante coerente com a intensidade desta artista, e de sua propriedade inegável no campo percussivo, performático e vocal.

No palco, para apresentar o show Pop Banana, estão Júlia Vargas (voz e percussão), Gabriel Barbosa (bateria), João Bittencourt (acordeon), Marcelo Barnardes (sax) e Marcos Luz (baixo).

***************************

Posada e O Clã - Um voz grave unida a uma base ruidosa de camadas de efeitos e jam sessions em um samba sujo. Este é o estilo do Posada e o Clã, um dos projetos mais reverenciados do underground carioca, que busca amplitude nacional em trabalho mais maduros. A voz grave é de Carlos Posada, pernambucano radicado no Rio de Janeiro, e um dos compositores mais conceituados de sua geração. Suas letras já foram gravadas por nomes como Lenine e Duda Brack, que faz participação especial no novo disco, recém lançado. Com olhar de cronista, Posada se volta ora com lirismo (como em Cochilo), ora com ironia (como em Poréns), para o mundo que o cerca.

O Brasil, presente em suas composições, é um país caótico, de relações pessoais distantes e grandes desigualdades sociais (em Tijolo, por exemplo) e com um sincretismo de crenças fortes (encontrado em Conga). Após lançar o primeiro álbum com a banda em 2013 e lançar o minimalista Isabel (selo Porangareté, 2016) como trabalho solo, Posada e o Clã, o novo disco, que leva o nome do grupo, é o trabalho mais coletivo e menos centrado na figura de Posada dos três álbuns.

Isso está sensível na forte presença da guitarra de Gabriel Ventura e no baixo de Hugo Noguchi, ambos da Ventre (atração do Lollapalooza 2018), e na bateria de Gabriel Barbosa, que faz parte da banda instrumental SLVDR com Noguchi.

Posada e o Clã é formado por Carlos Posada (voz), Hugo Noguchi (baixo), Gabriel Ventura (guitarra) e Gabriel Barbosa (bateria)

05 de abril de 2018
Quinta – 20h
Ingressos: R$ 30 | R$ 15 (meia)