Música Antiga da UFF - “Fine knacks for ladies”

Nesse vídeo o grupo apresenta a peça “Fine knacks for ladies” que integra o segundo livro de canções do compositor John Dowland que data de 1600. As obras presentes nesta coleção apontam para maior desenvolvimento da escrita do alaúde como instrumento para o acompanhamento vocal.

Dowland escolheu um pequeno poema de autoria anônima, charmosamente ambíguo. Um mascate amante anuncia suas mercadorias, admitindo sua inutilidade, mas ao mesmo tempo proclamando que, se "o coração é verdadeiro" (the heart is true), elas são extremamente valiosas. O poema apresenta metáforas intrincadas, mas Dowland mescla música e texto de maneira primorosa demonstrando que o amor começa no coração e não em presentes, joias e bugigangas. Esse sentimento permanecerá simples e verdadeiro quando estiver enraizado no coração.

John Dowland (1563-1626) foi compositor, alaudista e cantor, contemporâneo de William Shakespeare, nascido na Inglaterra durante a era Elizabetana. Músico versátil e, talvez, o mais famoso de sua época, era considerado um instrumentista virtuoso. Compôs música sacra, música secular, peças para canto e instrumentos. Sua música instrumental passou por uma grande revitalização, tendo sido incluída no repertório de violonistas eruditos a partir da segunda metade do século XX.

Música Antiga da UFF

Cecilia Aprigliano