Música Antiga da UFF

30/10 (Qua) 18:00

SEFARAD canções sefaraditas.

“Sefarad” é o nome hebraico da Península Ibérica, já mencionado na profecia de Abdias como um dos lugares habitados por exilados de Jerusalém. Após a destruição do Segundo Templo em Jerusalém deu-se a dispersão de muitos judeus pelos vários países da Europa sendo que uma porção da comunidade judaica foi se consolidando na Espanha que veio a se tornar o principal centro de judaísmo na Europa medieval. Esse processo durou cerca de 1.400 anos e chegou a seu fim em 5252 (1492), quando a família real espanhola deu à comunidade judaica a escolha entre a conversão, a morte ou o exílio. Aqueles judeus que não se converteram ao cristianismo foram obrigados a deixar suas terras e se dispersaram em diásporas pelo leste europeu, norte da África e pelo Novo Mundo.

Nessas novas regiões a figura feminina teve um papel importante na manutenção das tradições do povo judeu. Por permanecerem em casa desempenhando o serviço doméstico, não se aculturaram e mantiveram vivas as tradições do povo, transmitindo de mãe para filha canções que datam de épocas remotas. Essas canções foram coletadas e grafadas no início do século XX e uma pequena mostra será apresentada nesse concerto.

A la una yo nasci
Yo m’enamori d’un ayre
Una pastora yo ami
Mi suegra