MPB4 - 50 anos

Depois de ter feito o maior sucesso, com lotação em esgotada, em janeiro deste ano, o grupo MPB4 retorna, em maio, ao Teatro da UFF, comemorando seus 50 anos de carreira. Dessa vez, o quarteto se apresentará na série “Show das 4”, dia 30 de maio de 2018, em seu horário vespertino, das 16h.

Há 50 anos, o MPB4, que surgiu em Niterói, mais exatamente na UFF, não apenas carrega no próprio nome a música que canta e que representa todo um país, mas vive essa música no dia-a-dia, nos palcos, nos bares, nas praças, estúdios, na carne e na voz. Seja revelando o compositor mais novo ou repaginando uma canção clássica, há 50 anos o MPB4 faz jus ao nome e, assim, serve de baliza: o que ele canta, o que seus quatro cantores escolhem para harmonizar com suas vozes indica o que seja a tal da grandiosa e muitas vezes indefinível MPB, a rica música popular de um país musical. Por isso, para comemorar seus 50 anos - marcado pela gravação do primeiro LP do grupo, em 1966, pela mítica gravadora Elenco, no qual simplesmente, entre outras proezas, lançava uns quatro sambas de um tal Chico Buarque e transformava em canção clássica um já velho choro de Pixinguinha, Lamentos, com letra nova de Vinicius de Moraes - o MPB4 resolveu comemorar fazendo o que sempre fez nos últimos 50 anos, encarnando, ou melhor, dando voz à MPB (sigla, aliás, criada pelo próprio grupo no seu nascimento e que depois ganharia vida própria).

Ao ouvir as novas canções que o Brasil produz pelo filtro do MPB4, vemos como não é nada por acaso que ele carregue a música que canta no nome. E na carne. O show “O Sonho, a Vida, a Roda Viva” marca o lançamento do CD e do DVD homônimos, todos com canções inéditas de compositores como João Bosco, Paulo Cesar Pinheiro, Kleiton & Kledir, Mario Adnet e outros. No repertório do show, estão algumas canções do novos álbuns, assim como os clássicos que marcaram os 50 anos do grupo, como Roda viva (Chico Buarque, 1967), Oração ao tempo (Caetano Veloso, 1979), Cálice (Chico Buarque e Gilberto Gil, 1973), Canção da América (Milton Nascimento e Fernando Brant, 1979) e Cicatrizes (Miltinho / Paulo César Pinheiro, 1972), entre vários outros.

Ficha Técnica do show:

MPB4 - Aquiles Reis, Dalmo Medeiros, Miltinho e Paulo Malaguti Pauleira

Direção artística e roteiro: Helton Altman

Técnico de som: Ricardo Pinto

Iluminador: Moacyr Senna

Produção Camila Ribeiro e Marcelo Cabanas | Bateia Cultura

Realização: Mil Tons Produções

SHOW DAS 4
30 de maio de 2018
Quarta – 16h
Ingressos: R$ 60 | R$ 30 (meia)
Classificação etária: Livre