MIB apresenta Con Alma

O Quarteto Con Alma mistura ritmos da música popular brasileira; samba, choro, bossa nova com o jazz e música latina. Interpretando e improvisando, esbanjando agilidade, expressividade e alegria, revelando-se um dos expoentes da música instrumental brasileira. O grupo é formado pelos músicos Marcio Bahia (bateria), Berval Moraes (baixo), Marcelo Martins (saxofone), Dino Rangel (guitarra) e Luiz Otavio (piano).

Sobre os músicos:

Berval Moraes é baixista, carioca, mas criado na cidade mineira de Juiz de Fora, onde começou sua carreira na década de 90, tocando em grupos locais. Em 95, passou a integrar a Orquestra de Jazz Pró-Música onde atuou ao lado de grandes nomes da música instrumental, como Mauro Senise, Pascoal Meireles e Cristóvão Bastos. Em 2007 gravou seu primeiro CD com composições autorais chamado Fala Baguera. Morando no Rio desde 2008, vem trabalhando como sideman de varios artistas como Laura Rizzoto, Karla Sabah, Myllena, Eduardo Poyares, Tampa Jazz, Mateus Starling, Ricardo Pontes entre outros.Em 2012 participou com o pianista mineiro, radicado em São Paulo Fabiano de Castro do Festival de Jazz de Rio das Ostras, fazendo a abertura para Cama de Gato e Billy Cobhan.

Marcio Bahia nasceu em Niterói, Rio de Janeiro em 1958, começou a tocar bateria aos 13 anos. Em 1978, ingressou na Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio, onde permaneceu até o final de 1980. Em fevereiro de 1981, juntou-se ao famoso conjunto de Hermeto Pascoal como baterista/percussionista, evoluindo suas idéias musicais. Continua a ser um membro desse grupo, ou "escola" como o grupo é pensado, participando na sua missão de trazer a Música Universal do Brasil para outros países, atuando em importantes festivais, teatros e eventos. Em simultâneo com o seu trabalho com Hermeto Pascoal, gravou e excursionou, acompanhando numerosos expoentes da música brasileira, incluindo Hamilton de Holanda, Dino Rangel, Danilo Caymmi, Roberto Menescal, Wanda Sá, Marcos Valle, Maria Bethânia, Zélia Duncan, Carlos Lyra, Leila Pinheiro, Leny Andrade, Jovino dos Santos, e outros.

Dino Rangel Excursionou por vários países da Europa com o grupo Brasiliana. Participou de shows e gravações com Guinga, Léo Gandelman, Arthur Maia, Gilson Peranzzetta, Fred Martins, Ednardo, Baby do Brasil, Ithamara Koorax, Marcel Powell entre outros. Em 2001 participa do cd “JAZZ FROM BRASIL”, compilação do jornalista e produtor Arnaldo DeSouteiro, com a faixa ANTÍGUA (Tom Jobim), junto de Eumir Deodato, Cláudio Roditi e Ithamara Koorax, lançado no Japão, Europa e EUA, indicado para o GRAMMY como melhor álbum Latin Jazz. Participa da compilação do 6º “Compasso, Samba &Choro”(2003) da gravadora Biscoito Fino. Em 2010 foi eleito pela revista Heavy Metal Brasil um dos 30 melhores guitarristas do Brasil.

O saxofonista, flautista e arranjador Marcelo Martins participou como músico e compositor das bandas do baixista Arthur Maia, do baixista Nico Assunção e do guitarrista Ricardo Silveira. Em 1989, foi convidado pelo cantor e compositor Djavan a integrar sua banda participando da gravação e turnê de seis discos do artista. Gravou e/ou acompanhou grandes nomes como Gilberto Gil, Gal Costa, João Bosco, Caetano Veloso, Flávio Venturini, Zé Ricardo, dentre outros. Seu primeiro disco solo, intitulado Do Outro Lado, veio em 2013. São 10 faixas, nove delas assinadas pelo músico, que agrega à linguagem jazzística alguns elementos brasileiros e de big band. O disco conta com a participação de feras da música instrumental como o trombonista Vittor Santos, o baixista Arthur Maia, o baterista Márcio Bahia, o saxofonista Leo Gandelman e o guitarrista Torcuato Mariano.

O pianista Luiz Otavio começou com 17 anos a atuar profissionalmente em bandas de vários estilos e grupos instrumentais. Participou de alguns programas de Tv como Domingão do Faustão(Tv Globo, 2001), Balanço Geral(Tv Record, 2008), Programa Especial(Tv Brasil, 2010). Participou 2 vezes do festival de músicos com capacidades especiais(2011 e 2013), realizado na cidade de Córdoba, Argentina, organizado por Rotary Club La Cañada. Tocou com o grupo instrumental Azymuth no show 60 anos de sambajazz, realizado no Sesc Pinheiros(São Paulo), dividindo o palco com o trio do pianista Amilton Godoi, ex-Zimbo Trio. Tocou com o saxofonista moçambicano Ivan Mazuze, grande personalidade do jazz e da música africana e também com cantoras consagradas da MPB como Rosemary e Eliana Pittman. Luiz Otávio atua na cidade do Rio de Janeiro em shows e gravações acompanhando artistas ao lado de grandes músicos brasileiros como Arthur Maia, Ney Conceição, Jamil Joanes, Paulo Braga, João Cortês, Paulinho Trompete, Marcelo Martins, Altair Martins, Jessé Sadoc e etc. Seu primeiro álbum instrumental chama-se Casa de amigo e foi gravado em 2015 no Rio de Janeiro/RJ.

Dia 13 de Setembro de 2018
Quinta-feira - 20h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias 9, Icaraí, Niterói