Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

Metrópole On-line / Arte para alimentar

Sessões:

 

Metrópole On-line / Arte para alimentar
Com Silvero Pereira e Gyl Giffony

Frente ao como vem se colocando a arte e seu fazer nesses tempos, os atores Silvero Pereira e Gyl Giffony se lançaram na experiência de uma criação que não só dialoga com esse contexto, mas que investiga elementos de linguagem característicos da plataforma Instagram, em específico a live compartilhada, buscando dividir com o público uma inventiva experimentação.

Metrópole on-line | Arte para alimentar tem apresentações de estreia nos dias 10, 11, 17 e 18 de junlo, às 20 horas, no @sala_de_espetaculos (perfil no Instagram). A montagem tem texto de Rafael Barbosa, com criação e atuação de Pereira e Giffony, que têm ensaiado e apresentam a obra durante o período de isolamento social, com transmissão em tempo real. A montagem se reconhece como um remake do espetáculo original Metrópole, estreado em 2012 na Sala de Dança do Theatro José de Alencar (Fortaleza - CE). Nesta nova montagem on-line, desde suas casas, o elenco expande proposições poéticas entre especialidades domésticas, urbanas e virtuais.

Durante várias chamadas, dois irmãos, Caetano e Charles, rompem o distanciamento que existia entre eles, antes mesmo de estarem neste, que agora todos vivemos. Por entre janelas do contato virtual, movem-se por passados, presentes e futuros do quanto a vida pode pulsar, ou não, numa cidade. Desejo, frustração e coragem dão a tônica dessa Metrópole.

Este projeto objetiva fortalecer essa investigação dos meios de uso possíveis para a criação, desde as artes vivas com inserção em plataforma on-line e transmissão em tempo real, reconhecendo elementos de linguagem que são próprios às duas áreas, recriando modos de composição. A montagem Metrópole On-line não se conforma somente com a transposição de linguagem cênica para o meio virtual. Lança outros olhares para a criação virtual em diálogo com outras matérias, espaços e suas possibilidades. Esta proposta almeja ainda estimular que outros agentes também se lancem nessas inventividades.

Ao público, propõe-se uma experiência similar ao ritual teatral convencional. A plateia entrará na sala, terá um tempo para se acomodar antes do início da sessão, e serão realizadas as três chamadas (batidas de Molière) para o início. Então, o espetáculo acontecerá com transmissão em tempo real, e a apresentação não ficará salva. Após a sessão, acontecerão os agradecimentos pelo elenco, e, no dia 18 de julho, logo após a apresentação, será aberta uma outra sala para que o elenco converse com o público, de maneira mais direta, sobre o processo criativo e as ressonâncias dessa experiência.

Dias 10 e 11 de julho - sexta e sábado, às 20h
Dias 17 e 18 de julho - sexta e sábado, às 20h
No dia 18 de julho, sábado, após a apresentação, haverá bate-papo com os atores.
Exibição: no Instagram - @sala_de_espetaculos
Ingressos a R$10,00, vendidos pelo site do Sympla
Contribuição via Sympla: R$10,00 - https://www.sympla.com.br/metropole-on-line__894911
Duração: 50 min
Recomendação etária: 14 anos.

VÍDEO

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin