O projeto Brasil: a Margem no Ciclo Cinema-ProcAção receberá a Masterclass “Entre horrores e maravilhas: duas tendências do cinema brasileiro fantástico contemporâneo” ministrada pelo pesquisador e curador Fabrício Brasílio, em parceria com o 1º Festival de Cinema Brasileiro Fantástico.

A partir de dois eixos temáticos: horrores do brasil e maravilhoso e cotidiano, Basílio discutirá o gênero fantástico na produção audiovisual independente brasileira e contemporânea, fazendo uma ponte com as provocações que balizam a curadoria do Cine Arte UFF no mês de março. Diante do atual cenário do nosso país, como o audiovisual veem encontrando caminhos narrativos e estéticos para criar respostas e reflexões?

O 1º Festival de Cinema Brasileiro Fantástico Online tem como objetivo exibir a pluralidade do cinema brasileiro fantástico que é atravessada por uma gama de gêneros e subgêneros: o horror; a ficção científica; a fantasia; o real maravilhoso; o estranho; o absurdo; o afrofuturismo; entre outras vertentes, em filmes que se aproximam ao se distanciar de um sistema real/naturalista na captação de imagem e som.

Fabrício Basílio é graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF), tendo como tema o fantástico no cinema brasileiro. É produtor e professor. Ofereceu oficinas sobre o cinema fantástico na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, na Coart-UERJ e na Ritornelo Audiovisual. Em2018, escreveu o artigo “O Mundo ao Avesso: absurdo e suspense em O Terceiro Tiro”, publicado no livro “Única – estudos hitchcockianos”.

18 de maio de 2021
Terça | 17h
Transmissão:
Facebook do Centro de Artes UFF
Youtube do 1 Festival de Cinema Brasileiro Fantástico

nac 14 grátis

TRAILER

Notícias - Cinema

INGRESSOS

Inteira – R$ 20,00 | Meia – R$ 10,00
(Exceto segundas-feiras)

Segunda-feira  -R$ 5,00