Skip to main content
UFF - Universidade Federal Fluminense

Ibás

De 14/12/2018 a 27/01/2019

 

Ibá (igbá) é o termo iorubá que designa os elementos simbólicos nos altares das religiões de matriz africana. Ibá quer dizer cabaça, continente primeiro na criação do universo na cosmogonia nagô. A exposição de Jean Araújo procura apresentar a série inédita, onde o artista pesquisou e recriou os elementos que compõem os assentamentos dos orixás femininos, as Iyabás. Com isso, Araújo retirou referências do trabalho de campo em lojas de artigos religiosos, fotografias dos pejis (altares) afro-brasileiros, escritos onde se descreviam os materiais e elementos utilizados na sacralização dos Ibás.

Jean Araújo vem, ao longo dos anos recentes, se dedicando ao universo dos mitos, lendas e características dos orixás do candomblé. Para esta proposta, além dos Ibás, Jean apresentará a séries das folhas sagradas, na qual pesquisa diversas ervas (ewé) que constituem uma prática brasileira de associação à fé, à sacralização, e aos pedidos de boa fortuna.

Esta exposição lida, assim, com partes visíveis que intentam alcançar extratos invisíveis dos cultos nagôs. Tal qual a tarefa da própria pintura na história da arte, muitas vezes, a representação servirá como invocação de forças sobrenaturais, onde tudo recomeça.

Galeria de Arte UFF Leuna Guimarães dos Santos
Inauguração 14 de dezembro de 2018 | 19h
Visitação até 27 de janeiro de 2019
Entrada Franca
Segunda a sexta, das 10h às 22h
Sábados e Domingos das 13h às 22h

VÍDEO

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

Notícias - Artes Visuais

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin