Histórias de uma Margarida

Após temporadas bem-sucedidas no Teatro Cândido Mendes, em Ipanema, e no Centro Cultural da Justiça Federal, na Cinelândia, o espetáculo infantil Histórias de uma Margarida, idealizado e encenado pela atriz e autora Mariana Dias, estreia no dia 22 de julho, no Teatro da UFF, em Icaraí (Niterói - RJ), coincidindo com o dia exato do início da Primavera, a estação das flores, em 2018. A curtíssima temporada terá apenas quatro sessões, sábados e domingos, às 16h, até o dia 30 de setembro.

A autora, Mariana Dias, conta que buscou inspiração no conto A paixão de dizer, publicado no livro Mulheres, de Eduardo Galeano, para criar a sua Margarida. Diz ela: “Assim como na história de Galeano, ela tem uma saia enorme, cheia de bolsos, de onde surgem os objetos lúdicos”.

Mariana também revela que a personagem Margarida nasceu do reencontro com sua própria história: “Quando meu filho nasceu, reencontrei lembranças da minha infância e a contação de histórias, prática que já me fascinava desde quando cursei a faculdade de Letras, me ajudou a ressignificar muitas memórias”.

No palco, a personagem Margarida conta a história O Jardineiro e a Flor, que também faz referências ao conto árabe Alfaiate desatento e à fábula A formiga e a neve, transmitindo para o público uma mensagem de persistência, resistência e luta. “Procuramos mostrar que a disciplina e o trabalho são muito importantes para alcançarmos nossos objetivos”, explica Mariana.

Dirigido por Fernando Nicolau, o espetáculo traz objetos cênicos criados por Bruno Dante e tem a direção musical e canções assinadas por Claudio Lyra. O cenário monocromático, todo na cor verde, é uma forma de reverenciar a natureza. A saia, desenhada por Luiza Fardin, tem 17 bolsos e o chapéu, criado por Bruno, tem forma gotejante, inspirada na obra do artista plástico Ernesto Neto.

A peça é para toda a família e celebra o ritual de contar histórias, incentivando a imaginação das crianças, num tempo em que recebem quase tudo pronto: desenhos animados, brinquedos eletrônicos, bonecas que falam, entre outros. “Pode até parecer clichê, mas a peça é para a criança que existe em cada um de nós!”, afirma Mariana Dias.

Sinopse do espetáculo - Era uma vez, um jardineiro que sonhava com um jardim cheio de borboletas, mas que estava triste porque não tinha nenhuma flor no seu jardim. Logo, não tinha borboletas. Um dia, ele recebe, num sonho, o conselho de um sábio: conversar com a natureza. Desde então procura o sol, a chuva e a terra até encontrar a resposta para seu sonho. E para contar essa história, a atriz Mariana Dias interpreta Margarida a partir de uma saia cheia de bolsos onde carrega objetos lúdicos que estimulam a imaginação.

Mariana Dias - Autora e atriz, é formada em letras pela PUC-Rio e em Artes Cênicas pela CAL. É sócia-diretora na empresa Dias de Lyrios Produções, onde realiza seus projetos autorais: o projeto Histórias de uma Margarida, como contadora de histórias, é um deles. Foi integrante do MASSA, grupo de teatro nos espetáculos Capivara na luz trava e o infantil Lendas da América Latina, o qual assina a dramaturgia e fez parte do projeto Plateias Hospitalares - Doutores da Alegria. Parceira de Claudio Lyra, também sócio da Dias de Lyrios, participou do seu clipe Esparrela do Brasil, como Carmem Miranda. Escreveu roteiros para o programa Um Pé de Quê?, apresentado por Regina Casé (Canal Futura); criou e apresentou o espetáculo musical infantil Céu de Portugal, Céu do Brasil - sobre a vinda da corte portuguesa para o Rio, na Fundação Planetário do Rio de Janeiro; desenvolveu projetos de pesquisa de livros e exposições para a Dois/Um Produções Culturais. É autora do livro de poesias Toda Feita com as Mãos (Editora Multifoco).

Atuação e dramaturgia - Mariana Dias

Direção Cênica - Fernando Nicolau

Direção Musical e canções - Claudio Lyra

Direção de Arte - Fernando Nicolau e Bruno Dante