Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

Eu sou eu porque meu cachorrinho me conhece

Sessões:

 

O espetáculo foi criado a partir das investigações da professora e diretora Martha Ribeiro, sobre os processos de acesso ao real na cena ficcional, cujo objetivo é buscar, em todas as situações propostas, o ator e o sujeito em situação de embaraço. Principalmente por estarem diante de um público que espera uma mensagem ou um sentido que não virá.

A peça se realiza no cruzamento de diferentes mídias e expressões artísticas, criando uma dramaturgia óptico-sonora, tendo como fundo as acrobacias verbais propostas pela escritora Gertrude Stein. A diretora afirma que: “A inspiração em Gertrude Stein torna-se fundamental na medida de sua resistência ao diálogo dramático, instituindo no lugar do drama a peça-paisagem, na qual micro-ações descontínuas substituem a história ou enredo”.

Em sua proposição, percebe-se o embaralhamento das identidades para a construção de uma autobiografia ficcional, escrita com diferentes corpos. Este embaralhamento se dá na associação de imagens e de ideias, sem relação aparente, nos jogos sonoros e corporais, denominados, por Martha, de fluxos. “O espetáculo nos interroga sobre a questão da identidade e do sentido da arte hoje, embaralhando o real e a ficção, acentuando a instabilidade entre essas duas ordens” – explica a diretora.

lCICC – Teatro Laboratório, através de seus projetos cênicos extensionistas, Pirandello Contemporâneo (2009-2015) e Retratos e paisagens como dispositivos de cena (2015-2018), produziu os espetáculos: Quando se é alguém, de Luigi Pirandello (2009), com Claudio Cavalcanti, Natália Lage e a Cia Os F… privilegiados (Teatro Leblon e Teatro Municipal de Niterói); Mas afinal, quantos somos nós (2014-2015); Serata Futurista ou de como as palavras são cheias de ar (2015), ambos integralmente realizados com os atores-residentes do Teatro-Laboratório (lcicc), ocupando os seguintes teatros: Teatro da UFF, Teatro Popular Oscar Niemeyer e Teatro Parque das Ruínas. Todos os espetáculos foram dirigidos pela pesquisadora e professora da UFF Martha Ribeiro.

 

Ficha técnica:

Concepção, Direção geral e Dramaturgia - Martha Ribeiro

Realização - Laboratório de Criação e Investigação da Cena Contemporânea (LCICC-UFF)

Fragmentos de Texto de Gertrude Stein

Elenco - Eduardo Ibraim, Nuaj Del Fiol, Tatiana Delgado, Lucas Rodrigues, Sophi Saphirah e Joana Caetano

Iluminação - Leopoldo Barbato

Guitarra e Músicas Originais - Gerbert Périssé

Coordenação de Produção - George Luis Prata

Assistente de Produção - Giulia D'aiuto -

Co-produção e Preparação Corporal - Thiago Piquet

Operador de Vídeo - Victor Prado

Operador de Som - Rodrigo Trindade

14 a 22 de agosto de 2018
Terça e Quarta – 19h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí – Niterói/RJ
Ingressos: R$ 30 | R$ 15 (meia)
Classificação etária: 16 anos
Informações: 3674-7512 | a partir de 14h

VÍDEO

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin