Era só por uma noite

Depois do grande sucesso, quando estreou no Teatro Fashion Mall, no Rio de Janeiro, em 2016, o espetáculo que tinha o título original Guerra doce, foi apresentado no Teatro da UFF, em Niterói, no mesmo ano e, depois, seguiu por vários teatros brasileiros. Agora, remontado e com novo título, Era só por uma noite, o espetáculo retorna ao Teatro da UFF, com as mesmas questões que continuam em evidência, quando se trata de preconceitos de gênero.

Baseado em uma história real, o espetáculo teatral Era só por uma noite, estreia do ator Edu Porto na criação de um texto teatral, trata da vida de três pessoas completamente diferentes, entre si. André (Edu Porto) estuda filosofia, pinta quadros e leva uma vida livre, sendo o protótipo do jovem descolado, que não se preocupa com nada efetivamente e quer viver a vida sem problemas. Gustavo (William Vita), um empresário bem sucedido e conservador, acaba de ser traído por sua esposa e, literalmente, despenca de seu mundo sóbrio e bem construído. Carol (Luiza Veloso) dança na noite para pagar a faculdade, é apaixonada por André e encara o mundo sempre com jovialidade e alegria. Mas um encontro inesperado em um bar, durante a final da Copa do Mundo de 1994, mudará o rumo da vida dos três, entrelaçando suas histórias de forma inesperada e intensa, apontando preconceitos e julgamentos sociais, tão comuns em nossa sociedade contemporânea. E a descoberta de uma doença terminal, em um deles, leva-os a repensar seus projetos de vida e o que desejam de verdade, para si mesmos.

William Vita atuou em mais de 20 novelas, entre elas: Avenida Brasil, A favorita, Flor do Caribe, Páginas da vida e Império, na TV Globo. Na Rede Record, atuou em Os dez mandamentos e Rei Davi. No cinema, destaca-se sua atuação em Tropa de elite 2. Atualmente, é um dos três artistas brasileiros com maior número de participações em montagem, atuação e direção, no cenário teatral,  contando com mais de 130 espetáculos em seu currículo.

Entre as premiações que conquistou, estão as de Melhor Diretor em 14 festivais diferentes de teatro, como o Festival do Centro Universitário Moacyr Bastos (1995), o do município do Rio de Janeiro (1990) e o de Itaguaí (1996). Ganhou também os prêmios de Melhor Espetáculo, Melhor Iluminação e Melhor Cenário no Festival de Teatro Cidade do Rio de Janeiro, no ano de 2006, com a peça O auto da compadecida, de Ariano Suassuna. Foi agraciado com o prêmio de Melhor Ator em nove festivais de teatro, entre eles o do município do Rio de Janeiro (1990 e 1994), o de Cachoeiras de Macacu (1996), o de Itaguaí (1996) e o de Belo Horizonte (1993).

Edu Porto estudou teatro e atuação para televisão e cinema, fazendo cursos com Daniel Herz, Sergio Pena, Antônio Amâncio, Cininha de Paula, Beto Silveira, William Vita, David Hermam, Fátima Toledo e Flávio Colatrello, entre outros.

Tendo iniciado sua carreira como ator de comerciais aos 19 anos, participou de campanhas publicitárias das marcas Gatorade, Coca Cola, Skol, Fiat e Vivo. Posteriormente, foi escalada para a novelas de televisão, atuando em A regra do jogo, Sangue bom, Amor e sexo, Cordel encantado, Malhação e Império (TV Globo), José do Egito, Viagem sem fim e Ribeirão do tempo (Rede Record), entre várias outras. Nos palcos, atuou em Robin Hood, Filhos das ruas, A vida é uma comédia, A bruxinha que era boa e O auto da compadecida. Atualmente, Edu Porto está em cartaz na novela Jezabel, da TV Record.

O espetáculo Era só por uma noite é sua primeira incursão como autor teatral.

Ficha técnica:

Texto: Edu Porto
Direção: William Vita
Elenco: Edu Porto, Luiza Veloso e William Vita
Sonoplastia: Gutemberg Rodrigues
Figurino: Drica Gomes
Cenário: Edu Porto e William Vita
Iluminação: Danilo Calegari

23 de agosto e 01 de setembro de 2019
Sextas e sábados, às 20h | domingos, às 19h
Rua Miguel de Frias 9, Icaraí, Niterói, Rio de Janeiro
Ingressos - R$40 (inteira) e R$20 (meia)