Comunidades, Arte e Criação

De 28/09/2018 a 30/09/2018

Nos dias 28, 29 e 30 de setembro, o Centro de Artes da UFF recebe a segunda edição do evento Comunidades Arte e Criação.

O projeto criado para ampliar e discutir o acesso de grupos e coletivos comunitários aos espaços culturais oficiais das grandes cidades, em sua primeira edição, reuniu produtores e grupos artísticos de São Gonçalo, Rio de Janeiro e Niterói, com o objetivo principal de mapear seus maiores desafios e necessidades.

Nessa segunda edição, no mês de setembro deste ano, o evento se transformou em Mostra e, como resultado do primeiro, desenvolve e apresenta os resultados extraídos da primeira edição, nos espaços do Centro de Artes UFF, que receberá durante um final de semana esses grupos e coletivos.

A abertura do evento será um debate que contará com a presença de gestores dos principais dispositivos culturais da cidade, discutindo sobre a importância da quebra de barreiras aos acessos e possibilitando maior participação popular.

Além do debate inicial, haverá uma programação recheada de atrações musicais, teatrais, exposições e oficinas ministradas pelos grupos e coletivos.

28/09 • SEXTA-FEIRA

15h45 | Teatro da UFF - ENTRADA FRANCA - Abertura

16h | Teatro da UFF - ENTRADA FRANCA - Roda de conversa com gestores de equipamentos culturais da cidade de Niterói: Ocupação Democrática de Equipamentos Culturais.

• Leonardo Guelman - (Centro de Artes UFF) -- MEDIAÇÃO

• Robson Leitão - Diretor do Teatro da UFF (Centro de Artes UFF)

• Alexandre Santini - Diretor do Teatro Popular Oscar Niemeyer (FAN)

• Roberta Muniz - Diretora de Cidadania, Diversidade e Territórios (FAN)

• Lia Baron - Diretora de Planejamento e Projetos Especiais na Fundação de Arte de Niterói (FAN)

18h - 21h | Varanda - ENTRADA FRANCA - Projeção + SoundSystem : RootsCidade convida Negra Rê, Sheep Rimador, Ualax e Caverna do Dragão Rec. - Afrodite, Talemu, DJ Kong, DJ Santhin, DJ V-Beat e DJ Napa.

29/09 • SÁBADO

• Feira Gastronômica
• Feira Artística
• Exposição Fotográfica - “Futebol Raiz”, fotos de Beto Padilha (Coletivo Foco Marginal)

14h | Jardim - ENTRADA FRANCA - Oficina de Ndombolo com Alexandre Singa

15h - 18h | Jardim e Varanda - ENTRADA FRANCA - Oficina de Stencil com Felipe Ribeiro

18h | Jardim - ENTRADA FRANCA - Apresentação Projeto Social Arte de Dançar

19h | Varanda - ENTRADA FRANCA - Lounge com AWA

20h | Teatro da UFF - “A Última Resenha” - Teatro da Laje
O espetáculo coloca em cena moradoras de uma favela que recebem a notícia de que um meteoro aproxima-se da terra e que, diante da iminência da morte, resolvem fazer tudo que sempre tiveram vontade, mas nunca tiveram coragem.

30/09 • DOMINGO

• Feira Gastronômica
• Feira Artística

10h - 12h | Teatro da UFF - ENTRADA R$5 - Oficina de Fotografia: “Quebrando as Barreiras Sociais na Fotografia” com Beto Padilha (Coletivo Foco Marginal)

14h - 16h | Varanda e Jardim - ENTRADA FRANCA - Oficina de Lambe-Lambe com Alberto Pereira
O workshop "Lambe-Lambe: Papel, Pixel, Rua" se propõe a apresentar o universo do lambe-lambe; técnica e expressão da arte de rua que utiliza o papel como ferramenta, plataforma e principal material de criação.

16h - 18h | Jardim - ENTRADA FRANCA - Vivência com Trindade - Cia. Mãos Calejadas
Grupo musical percussivo que mistura os tambores regionais afro-brasileiros à sonoridade da capoeira, com infuências que passam pelas culturas indígenas e urbanas.

19h | Varanda - ENTRADA FRANCA - Lounge com Valber Dan

20h | Teatro da UFF - Arame Farpado
"Arame Farpado" é um espetáculo que faz parte do trabalho de conclusão de curso (TCC) do ator e diretor Phellipe Azevedo. A dramaturgia foi criada a partir de memórias de universitários oriundos da periferia e aborda dificuldades como: permanecer no espaço universitário; estabelecer diálogo entre a cultura periférica e a academia; desconstruir o conhecimento. A pesquisa foi desenvolvida pelos 4 atores e o diretor. Arame Farpado surge do desejo de questionar as estruturas acadêmicas, pensando o protagonismo do ser periférico na cena teatral.

De 28 a 30 de setembro de 2018
Sexta, sábado e domingo, a partir das 10h
Mostra Comunidades, Arte e Criação
Centro de Artes UFF (Rua Miguel de Frias 9, Icaraí, Niterói - RJ)
Ingressos: R$10 inteira | R$5 meia | meia entrada solidária - com a doação de 1 quilo de alimento não perecível.

Recomendação etária - Livre

Notícias - Mediação e Projetos