Círculo Dialógico: Teodiceia, o problema da justiça de Deus

Círculo Dialógico: Teodiceia, o problema da justiça de Deus
Participação: Elton Luiz Leite de Souza (UNIRIO), Celso Frateschi e Leonardo Guelman (UFF)

Seguida de Apresentação Artística:
Celso Frateschi apresentará “O Grande Inquisidor”.

A situação em que vivemos evoca insistentemente as questões humanas essenciais desse pequeno capítulo de Os Irmãos Karamázov. Os limites impostos pela pandemia instigam a reinvenção do ato teatral, já tantas vezes reinventado. Desde os primeiros espetáculos realizados em linguagem virtual, no início da quarentena, percebeu-se que não se tratava apenas de transmitir uma obra de teatro por uma mídia diferente para se atingir uma relação teatral.

As limitações e as possibilidades dessa nova realidade e da situação do nosso país nos propõem - talvez nos exijam - uma nova forma, e é essa a proposta da apresentação.
A escolha de O Grande Inquisidor deu-se pela estrutura da peça e pela contundência das provocações propostas por Dostoiévski.

200 Dostoiévski
12 de novembro de 2021