Cine Debate UFF – À luz delas

A sessão irá exibir o longa documental À luz delas, de Nina Tedesco e Luana Farias. Após a sessão haverá bate papo com as diretoras.

A terceira sessão do mês de agosto do Cine Debate UFF convidou o filme À luz delas e as diretoras Nina Tedesco e Luana Farias para conversar um pouco sobre a experiência e os desafios das mulheres que atuam na área de fotografia audiovisual, um dos setores que mais impõem mais obstáculos para mulheres no audiovisual. O documentário é fruto de um movimento recente, nas universidades, na indústria de cinema e nas políticas públicas, que se propõe a discutir a presença das mulheres no cinema.

Nina Tedesco é graduada em Cinema (2005) e Publicidade e Propaganda (2008), mestre em Geografia (2009) e doutora em Comunicação (2013). Atualmente é docente do Departamento de Cinema e Vídeo e do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência como roteirista, diretora de fotografia e diretora.

Luana Farias é educadora, historiadora e professora de história formada pela UFRJ. Tem graduação em cinema e audiovisual na UFF e trabalha, principalmente, nas áreas de produção, cinema-educação e fotografia.

À luz delas, de Nina Tedesco e Luana Farias.
Brasil, Documentário, 2019, 72´

A direção de fotografia é uma das funções do processo de realização fílmica onde menos mulheres atuam. Através de entrevistas com oito fotógrafas e ex-fotógrafas brasileiras de diferentes gerações e regiões, este documentário aborda as dificuldades enfrentadas pelas mulheres para ingressarem e se manterem nessa profissão, assim como as estratégias de luta contemporâneas por um audiovisual mais democrático e plural.

19 de agosto de 2021
Quinta | 19h
Transmissão no Facebook do Centro de Artes UFF

nac livre