Cine Debate - Mostra de cinema - UFF 60 anos

Mostra de filmes produzidos ao longo dos anos pela Universidade Federal Fluminense. Na curadoria de Paulo Máttar e Tetê Mattos foram escolhidos uma obra cinematográfica representante de cada década de produção uffiana, marcos de suas gerações.

UM FILME PARA CINEMA, de Luelane Corrêa
RJ, ficção, 15min, P&B, 16mm 1979
Com Hamilton Rezende, Afonso Henriques, Inez Cabral, Nelson Pereira, Flávio Chaves, Kaiq Antunes, Tunico Amâncio, Iara Reis, Marco A. Rocha, Teresa Andrea, Wilson Paraná, Ambrósio, Selmo Kaufmann, Antônio Carlos Feitosa, Maurício Antoun, Luís Otávio Guasti, Nilo Monteiro, Sérgio Maia

Uma filmagem realizada no interior de uma prisão desencadeia conflitos entre os presos e também entre a equipe de filmagem.

NITCHEROY EM FOCO, de Gustavo Cascon
RJ, ficção, 18min, cor, 16mm, 1988
Com Odete Boudet, Nobile Lima, Afonso Henrique, Elaine da Silveira, José Alberto Nobre
Porto, Hélio Muniz, Felipe Tavares, Sonali Santos, Mineiro, Guilherme Tristão, Márcia Watzl, Danilo Dutra de Souza, Ricardo Tromba, Gustavo Hernandez, Zé Biondo, Bete Bauer, Wilson Pessoa, Betão, Afonso Henriques.

Nesta edição do cine-jornal  Nictheroy em foco:  1- Poetisa lança seu livro em conhecida pastelaria da cidade, que na ocasião também comemora 50 anos de fundação, 2- Atriz niteroiense ganhadora do Oscar volta consagrada à sua terra natal, 3- Reportagem traça perfil de um estuprador de vendedoras de boutique de Icaraí, que finalmente é preso pela polícia, 4- Uma reportagem sobre a tradicional pelada de praia em Icaraí e sua relação com os banhistas da cidade./ E não perca na próxima edição: o seqüestro da barca Rio-Niterói, onde o cameraman filma a sua própria morte.

GOSTOSA, de Pablo Torres Lacal, Márcia Nascimento, Aexandre Plosk, Cléber Rezende
RJ, experimental, 7min, cor, 16mm, 1991
Com Constância Laviola, Cristiana Albi, Hermínia Fróes Bragança, Jandir Ferrari, Demo Miklos.

Metáfora poética sobre o desejo, o encontro e a satisfação sexual. Um filme que quer excitar o espectador. Fazê-lo sentir, lembrar, deliciar-se aberta e maturamente. Um experimento com a relação som-imagem, ausentando-se, ora um, ora outro, para incrementar a expressividade da imagem

UM SOL ALARANJADO,  de Eduardo Valente
RJ, ficção, 17min, P&B, 16mm, 2001
Com Patrícia Selonk e Abílio Campos

Quatro dias na vida de uma mulher e seu pai.

INCONFISSÕES,  de Ana Galizia
RJ, doc, 22min, P&B e cor, digital, 2018

Com Ana Galizia, Charles Fricks, Geovaldo Souza, Gunnar Borges, Leandro Rebello, Lucas Inácio Nascimento.

Luiz Roberto Galizia foi uma figura importante para a cena teatral nas décadas de 1970 e 1980. Foi, também, um tio que não conheci. Este documentário procura um resgate do vivido, a partir do registro feito em fotografias e filmes super 8 pelo tio Luiz e encontrado por mim 30 anos depois da sua morte.

Após a exibição dos filmes teremos um bate papo com os realizadores dos cinco curtas-metragens, mediado pela aluna de Cinema e Audiovisual e pesquisadora do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual, Laura Batitucci.

17 de dezembro de 2020
Quinta | 19h
Transmissão:

nac livre

TRAILER

Notícias - Cinema

INGRESSOS

Inteira – R$ 20,00 | Meia – R$ 10,00
(Exceto segundas-feiras)

Segunda-feira  -R$ 5,00
(Promoção “Meia-entrada para todos”)