Cine Arte UFF - 05 a 11 de setembro
De 05/09/2024 a 11/09/2024
Semana que antecede o aniversário do Cine Arte UFF com muitas novidades. Lançamento de STOP MAKING SENSE, considerado o melhor filme-concerto de todos os tempos, celebrando os 40 anos da obra. A direção elogiadíssima é de Jonathan Demme (de O Silêncio dos Inocentes) que captura a energia e originalidade da banda Talking Heads. A qualidade da cópia e do filme merece ser vista e ouvida na projeção 4K e Dolby 7.1 do Cine Arte UFF. Lançamento também de OTHELO, O GRANDE, documentário que resgata um dos mais brilhantes atores do século XX. Sua genialidade deixou um legado inestimável para a cultura brasileira. O Grande Othelo volta ao hoje Cine Arte UFF, lugar que já foi seu palco em vida muitas vezes, quando o pomposo Cassino Icarahy tinha a honra de receber seus shows no passado. Chega também ao nosso cinema O MAL NÃO EXISTE, do aclamado diretor japonês Ryusuke Hamaguchi, vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza em 2023. Seguimos com mais oportunidades para os ótimos FERNANDA YOUNG - FOGE-ME AO CONTROLE, de Susanna Lira e MAIS PESADO É O CÉU, de Petrus Cariry, e as últimas oportunidades para RAPTO. Também entram nessa semana as duas últimas sessões e o encerramento do FESTIVAL BRASILEIRO DE CINEMA UNIVERSITÁRIO. Na SESSÃO CÁPSULA DO TEMPO, fechamos o primeiro ciclo com DE OLHOS BEM FECHADOS, último filme de Stanley Kubrick, que faz 25 anos em 2024. Uma belíssima Nicole Kidman, numa elogiada atuação provocativa, e que está sendo bastante relembrada na ousadia pela passagem do filme Babygirl essa semana no Festival de Veneza. E para encerrar, quarta-feira, véspera dos 56 anos do Cine Arte UFF, damos início a MOSTRA CINEMA É CACHOEIRA, que contará com cinco filmes dirigidos por Glenda Nicácio e Ary Rosa, um recorte do belo cinema contemporâneo realizado na região do Recôncavo Baiano. Quarta-feira exibimos ILHA, com a presença da diretora Glenda Nicácio. Vem pro cinema celebrar nossos 56 anos de existência! (LC)
OTHELO, O GRANDE - LANÇAMENTO
Dia 05 quinta 15h10 | Dia 08 domingo 16h40
Brasil, 2024, 83´, 12 anos, DCP
De Lucas H. Rossi dos Santos
Grande Othelo foi um dos mais brilhantes atores brasileiros do século XX. Negro, órfão e neto de escravizados, ele desafiou o racismo estrutural ao eternizar seus personagens no cinema e na TV, abrindo caminhos para as futuras gerações de artistas negros. O filme oferece uma visão íntima e pessoal do homem que se tornou um ícone, deixando um legado inestimável na cultura brasileira. O documentário levou o Prêmio Redentor de Melhor Documentário no Festival do Rio, em sua estreia mundial, na Mostra Competitiva da Première Brasil e participou do 13th Annual BlackStar Film Festival em agosto nos EUA.
★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em PingPlay
Trailer: Othelo, O Grande - Trailer Oficial
STOP MAKING SENSE - LANÇAMENTO
Dia 08 domingo 20h10 | Dia 09 segunda 20h10 | Dia 10 terça 14h40 | Dia 11 quarta 16h50
Stop Making Sense, EUA, 1984, 88´, 12 anos, DCP
De Jonathan Demme
O diretor Jonathan Demme captura a energia visceral da banda americana Talking Heads durante um show no Hollywood Pantages Theatre, em 1983. O grupo toca sucessos como "Psycho Killer", "Take Me to the River" e "Once in a Lifetime". Vencedor de Melhor Documentário na National Society of Film Critics (1985), Stop Making Sense foi lançado pela primeira vez em 1984 e é considerado pelos críticos até hoje como o melhor filme-concerto de todos os tempos.
★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MobiLoad
Trailer: STOP MAKING SENSE | Trailer Oficial
O MAL NÃO EXISTE
Dia 06 sexta 14h50 | Dia 08 domingo 14h30 | Dia 10 terça 16h50
Aku wa sonzai shinai, Japão, 2023, 106´, 14 anos, DCP
De Ryusuke Hamaguchi
Com Hitoshi Omika, Ryo Nishikawa, Ryuji Kosaka, Ayaka Shibutani, Hazuki Kikuchi, Hiroyuki Miura
Takumi e sua filha Hana moram na vila de Mizubiki, perto de Tóquio. Um dia, os habitantes da aldeia tomam conhecimento de um plano para construir um retiro perto da casa de Takumi, oferecendo aos moradores da cidade uma fuga confortável para a natureza. Vencedor do Grande Prêmio do Júri e do Prêmio da Crítica no Festival de Veneza.
Trailer: O Mal Não Existe | Trailer Oficial [HD] | Imovision
Sessão CÁPSULA DO TEMPO
Dia 07 sábado 19h | Dia 10 terça 19h
DE OLHOS BEM FECHADOS
Sessão Cápsula do Tempo - Promoção – R$ 5,00 para todos
Eyes Wide Shut, Reino Unido/EUA, 1999, 160’, 18 anos, DCP
De Stanley Kubrick
Com Tom Cruise, Nicole Kidman, Sydney Pollack
O doutor Bill Hartford leva sua esposa, Alice, para uma festa de Natal no apartamento de um de seus pacientes. Durante uma discussão sobre fidelidade, Alice confessa uma fantasia sexual envolvendo outro homem. Abalado com a revelação, Bill começa a vagar pelas ruas de Nova York numa noite de eventos inesperados nos quais o sexo e o perigo andam bem próximos. O último filme de Stanley Kubrick é uma livre adaptação da novela Breve Romance de Sonho, escrita por Arthur Schnitzler em 1926.
Mostra CINEMA É CACHOEIRA - Os filmes de Ary Rosa e Glenda Nicácio - R$ 5,00 para todos
ILHA
Dia 11 quarta 19h - Sessão seguida de debate com a diretora Glenda Nicácio e convidados
Brasil, 2018, 98’, 16 anos, DCP
De Ary Rosa e Glenda Nicácio
Com Aldri Anunciação, Arlete Dias, Sergio Laurentino, Renan Mota, Valdinéia Soriano
Emerson é um jovem da periferia que quer fazer um filme sobre sua história na Ilha, um lugar onde quem nasce não consegue sair. Para realizar seu plano ele sequestra o cineasta Henrique e juntos os dois reencenam sua vida, com algumas licenças poéticas. Porém, no jogo de fazer cinema não há limites. A produção conquistou os prêmios de ator (Aldri Anunciação) e roteiro (Ary Rosa) no Festival de Brasília 2018.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=MWKTTpgzBsA
FERNANDA YOUNG - FOGE-ME AO CONTROLE
Dia 08 domingo 18h20 | Dia 09 segunda 16h20 | Dia 11 quarta 15h
Brasil, 2024, 87’, 12 anos
De Susanna Lira
De insana a consciente, de feminista punk a mãe apaixonada. “Os Normais”, “Saia Justa” e todas as faces da artista Fernanda Young, que sacudiu a televisão brasileira e se tornou uma das vozes mais importantes da sua geração.
Trailer: https://youtu.be/sNNuu8T0RIg
MAIS PESADO É O CÉU
Dia 07 sábado 17h | Dia 09 segunda 18h10
Brasil, 2024, 98’, 16 anos
De Petrus Cariry
Com Matheus Nachtergaele, Ana Luiza Rios, Sílvia Buarque
Após acolher uma criança abandonada, Teresa conhece Antônio e os dois iniciam uma jornada pelas estradas. O passado em comum, para eles, são as memórias de uma cidade submersa no fundo de uma represa. A vida é sonho, mas o futuro é a incerteza.
★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading
Trailer: https://youtu.be/FaD-aLKeG1M
RAPTO
Dia 07 sábado 15h | Dia 09 segunda 14h20
Le ravissement, França, 2024, 97’, 14 anos
De Iris Kaltenbäck
Com Hafsia Herzi, Alexis Manenti, Nina Meurisse
Lydia, uma parteira dedicada, está no meio do término de um relacionamento. Ao mesmo tempo, sua melhor amiga avisa que está grávida e pede que Lydia acompanhe a gestação. Ela se apaixona por Milos, um caso de uma noite e, enquanto carrega o bebê de sua amiga nos braços, Lydia embarca em uma jornada traiçoeira que pode custar tudo que ainda lhe resta.
Trailer: https://youtu.be/sfKgzHg5Mk8
_______________________________________________________________________________________
22º FBCU - FESTIVAL BRASILEIRO DE CINEMA UNIVERSITÁRIO - ENTRADA FRANCA
Dia 5 quinta 17h: MOSTRA PANORAMA NACIONAL IV
DEUS NÃO DEIXA
20’, Livre, 2023
De Marçal Vianna
Miguel deixou de se apresentar como Mika Sapequinha: cortou os cabelos, largou as saias e criou uma nova versão para si. Frequentador da Igreja Evangélica enfrenta uma jornada de autoconhecimento.
COMO É SER NEGRO NO BRASIL?
19’, 12 anos, 2022
De Lucas Peçanha e Gyovanna Nascimento
Cinco moradores negros da Zona Norte do Rio de Janeiro, de diferentes gerações, denunciam casos de racismo que sofreram ao longo da vida, mostrando como resistiram e se empoderaram.
IMPERCEPTÍVEL
11’, Livre, 2023
De Yuri Lima
No dia da apresentação do seu TCC, Eliana, estudante de jornalismo, enfrenta desafios que vão determinar não só o seu futuro profissional, mas também o rumo de toda a sua vida.
CARTA ABERTA À MINHA SAUDADE
3’, Livre, 2023
De Sophia Leite Lima e Gabriela Esteves
Uma poesia narrada que retrata a saudade de maneira subjetiva. Sobre a rapidez que o tempo passa, e de como crescemos, vivemos e sentimos saudades de uma pessoa, de um lugar ou de um momento vivido outrora.
FLUXO - O FILME
14’, 12 anos, 2023
De Filipe Barbosa
Fábio, jovem negro da Cidade Tiradentes, se reconecta com seu passado e enfrenta desafios internos no caminho para um baile funk com amigos. O filme investiga as experiências de jovens que vivem no extremo leste da cidade de São Paulo, considerada um dos principais pilares do funk na cidade.
Dia 5 quinta 19h: MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL V
AS PLACAS SÃO INVISÍVEIS
24’, Livre, 2024
De Gabrielle Ferreira
“As placas são invisíveis” revela a Universidade de São Paulo a partir da visão de 5 estudantes negras, em 2015, um momento de ebulição da luta pró- cotas, dentro de uma das instituições mais elitizadas do país.
BUSCO-ME
19’, Livre, 2023
De Maria Camila Ortiz, Suelen Rodrigues, Felipe Chiaretti e Santiago Mendez
Luisa Boaventura, uma mulher que está começando a esquecer, perdendo-se, por vezes, no labirinto das suas lembranças. No terminal de ônibus, ela escreve textos na tentativa de salvaguardar as suas memórias, especialmente aquelas que envolvem o grande amor de sua juventude.
CÂMERA NUA
10’, 12 anos, 2023
De Guilherme Maia
Uma câmera viaja até Santo Amaro, cidade no interior da Bahia.
CONCHA DE ÁGUA DOCE
11’, Livre, 2022
De Lau Azevedo e João Pires
Após anos vivendo na capital, Ariel retorna à sua cidade natal no litoral com uma nova identidade de gênero, tendo que lidar com todos os sentimentos que ficaram internalizados durante essa ausência ao mesmo tempo em que reencontra sua irmã mais nova, Ana.
Dia 6 sexta 17h: MASTERCLASS COM BETE BULLARA - Homenageada do 22º FBCU
O CINEMA NA EDUCAÇÃO E A EDUCAÇÃO DE CINEMA
Como explorar o cinema para enriquecer o aprendizado e transformar a maneira como a educação é percebida e praticada? Ministrada por Bete Bullara, a masterclass mergulha no universo do cinema como ferramenta educativa e na formação de uma nova geração de cineastas. Além de influenciar a formação cultural e social, o cinema pode fomentar a criatividade e desenvolver habilidades críticas nos estudantes.
Dia 6 sexta 19h: ENCERRAMENTO E PREMIAÇÃO
Com coquetel de encerramento ao final da premiação.
Ingressos
Inteira – R$ 30,00 | Meia – R$ 15,00
Servidores da UFF, estudantes da rede pública e professores do ensino básico da rede pública - R$ 10,00 (exceto segundas-feiras)
Segunda-feira – Promoção – R$ 5,00
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria
leg livre
VÍDEO
Sem vídeos no momento
Você também pode gostar...
Notícias - Cinema
*A Musicalidade Preta Brasileira em destaque com a Banda Um Amô no Festival Ecos Urbanos*
Quarteto fará um show especial para celebrar a diversidade e pluralidade da música negra brasileira com grandes clássicos que marcaram gerações.
No dia 28 de setembro, às 20h, o Teatro da UFF será palco da apresentação da Banda Um Amô, que trará a riqueza da musicalidade preta brasileira durante o Festival Ecos Urbanos. O repertório incluirá clássicos de artistas como Dona Ivone Lara, Sandra de Sá, IZA, Jorge Ben Jor, Seu Jorge e Raça Negra, buscando exaltar a diversidade da música negra.
— Queremos mostrar como a música preta é rica e repleta de influências — afirma Mariana Braga, vocalista da banda. Cada artista homenageado é uma fonte de inspiração e referência, refletindo a conexão da Banda Um Amô com suas raízes.
O espetáculo promete ser uma celebração da cultura afro-brasileira, com um show que vai envolver o público. — A música preta é uma expressão autêntica do nosso povo, e queremos que todos sintam essa energia — completa Mariana.
Sobre a Banda Um Amô
Formada por um quarteto de talentosas mulheres pretas, oriundas do universo das escolas de samba, a banda Um Amô traz para o palco toda a essência e sonoridade única das baterias de samba. Com o uso dos característicos instrumentos como surdos, caixa, repique e tamborim, combinados com baixo, guitarra, cavaco e violão, a banda oferece uma experiência musical única.
A formação da Banda Um Amô inclui Mariana Braga, responsável pelos vocais, violão e cavaco, Thalita Santos nos surdos 1, 2 e 3, Allana Marinho no tamborim e repique, e Bia Tinoco na caixa.
28 de setembro de 2024
Sábado | 20h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 40 (inteira) – R$ 20 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria
Classificação Indicativa: Livre
O samba do Terreiro da Vovó foi fundado em 16 de abril de 2011, na zona norte de Niterói, no bairro Fonseca. A intenção dessa reunião cultural, se deu da necessidade em resgatar o samba tradicional, fazendo desse projeto um ponto de resistência, verdade e muito amor pelo samba. Ao longo desses 11 anos conseguimos manter uma caminhada de muito suor onde fizemos apresentações em duas edições do dia nacional do samba em Niterói, live no teatro municipal de Niterói, 10 anos participando do trem do samba no município do Rio de Janeiro e no dia 27 de outubro de 2022 foi oficializado em votação no plenário da Câmara de Vereadores de Niterói que o Samba do Terreiro da Vovó passa a ser PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO MUNICÍPIO DE NITERÓI . Na Sede do Terreiro da Vovó já passaram nomes consagrados do nosso samba e muito amigos da nova geração do samba, que tem como objetivo levantar a sua bandeira do samba colocando assim no lugar mais alto no que é de direito.
FICHA TÉCNICA
JAIR SILVA – CAVAQUINHO E VOZ;
PEDRO OLIVEIRA – BANJO E VOZ;
GUILHERME RAMOS – PANDEIRO E VOZ;
MATEUS PACHECO – TANTÃ E VOZ;
FLÁVIO SILVÉRIO – RECO-RECO E VOZ;
29 de setembro de 2024
Domingo | 19h
Jardim da Reitoria
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Entrada Franca
Chegou o aniversário do Cine Arte UFF! Dia 12, início da cine semana, a sala mais querida de Niterói completa 56 anos de existência, resiliência e muita cinefilia. Para comemorar preparamos a MOSTRA CINEMA É CACHOEIRA, com cinco filmes dirigidos pela dupla Glenda Nicácio e Ary Rosa, um recorte da produção audiovisual contemporânea feita no Recôncavo Baiano. De 11 a 15 de setembro com preço único de R$ 5,00. Preparamos mais uma surpresa para a semana de aniversário: pré-estreia de O DIA QUE TE CONHECI, novo filme da produtora mineira Filmes de Plástico (de Marte Um), com a presença do diretor André Novais Oliveira e da atriz Grace Passô. Chega ao nosso cinema o aguardado MOTEL DESTINO, de Karim Aïnouz, filme brasileiro que agitou o festival de Cannes este ano. O noir erótico tropical tem conquistado os críticos e o público com sua ousadia. Também preparamos a chegada de BACK TO BLACK, cinebiografia da cantora Amy Winehouse que, se estivesse viva, também estaria fazendo aniversário no dia 14 de setembro. O filme teve uma elogiada atuação de Marisa Abela e uma trilha sonora que dispensa comentários. E por falar em trilha sonora memorável, seguimos com mais sessões do cine concerto STOP MAKING SENSE, em exibição impecável no Cine Arte UFF. Encerrando a semana, mais oportunidades (reta final) para OTHELO, O GRANDE, O MAL NÃO EXISTE, FERNANDA YOUNG – FOGE-ME AO CONTROLE e MAIS PESADO É O CÉU. Vem pro cinema celebrar nossos 56 anos de existência! (LC)
O DIA QUE TE CONHECI – pré-estreia seguida de debate com o diretor André Novais de Oliveira e a atriz Grace Passô. Mediação de Lia Bahia.
Dia 17 terça 20h
O dia que te conheci, Brasil, 2023, 71´, 12 anos, DCP
De André Novais Oliveira
Com Renato Novais Oliveira, Renato Novaes, Kelly Crifer, Fabrício FBC
Todo dia Zeca tenta levantar cedinho para pegar o ônibus e chegar, uma hora e meia depois, na escola da cidade vizinha, onde trabalha como bibliotecário. Acordar cedo anda cada vez mais difícil. Há algo que o impede de manter esse cotidiano. Um dia Zeca conhece Luísa.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=jL1qKWTMN-k
BACK TO BLACK
Dia 13 sexta 15h50 | Dia 14 sábado 17h40 | Dia 16 segunda 17h50
Back to black, Reino Unido/França/EUA, 2024, 122’, 16 anos, DCP
De Sam Taylor-Johnson
Com Marisa Abela, Jack O’Connell, Eddie Marsan, Lesley Manville
O filme narra a vida e a música de Amy Winehouse, através da jornada da adolescência até sua morte precoce, aos 27 anos. A história explora as muitas camadas da artista inglesa, além de seu relacionamento amoroso tumultuado e a criação de um dos álbuns mais vendidos do nosso tempo, que lhe rendeu seis prêmios Grammy. Até hoje, Amy é considerada uma das grandes lendas da música soul e R&B.
★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MobiLoad
Trailer: BACK TO BLACK | Trailer Oficial
MOTEL DESTINO
Dia 12 quinta 17h50 | Dia 15 domingo 17h50 | Dia 16 segunda 20h10 | Dia 17 terça 14h | Dia 18 quarta
20h10
Brasil, 2024, 115’, 18 anos, DCP
De Karim Aïnouz
Com Com Iago Xavier, Nataly Rocha, Fábio Assunção
Sob o céu em chamas numa beira de estrada do litoral cearense, o Motel Destino é palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Uma noite, a chegada do jovem Heraldo transforma em definitivo o cotidiano do local.
★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em PingPlay
Trailer: Motel Destino – Trailer oficial
Mostra CINEMA É CACHOEIRA – Os filmes de Ary Rosa e Glenda Nicácio – R$ 5,00 para todos
ATÉ O FIM
Dia 12 quinta 20h
Brasil, 2020, 91’, 14 anos, DCP
De Ary Rosa e Glenda Nicácio
Com Arlete Dias, Mary Dias, Wall Diaz
Geralda está trabalhando em seu quiosque à beira de uma praia no Recôncavo da Bahia quando recebe um telefonema do hospital dizendo que seu pai pode morrer a qualquer momento. Ela avisa suas irmãs Rose, Bel e Vilmar. O encontro promovido pela espera da morte se torna um momento de desabafo e reconhecimentos das quatro irmãs, que não se reúnem desde a morte da mãe, há 15 anos.
Trailer: https://youtu.be/gvL4tsX1f3Y
MUGUNZÁ
Dia 13 sexta 20h
Brasil, 2022, 99’, 14 anos, DCP
De Ary Rosa e Glenda Nicácio
Com Arlete Dias, Fabrício Boliveira
Arlete acorda e está tudo fora do lugar. Ela perdeu um amor, um filho, a casa e agora quer justiça.
Trailer: https://youtu.be/DRxWnYMHPGI
VOLTEI!
Dia 14 sábado 20h
Brasil, 2021, 78’, 14 anos, DCP
De Ary Rosa e Glenda Nicácio
Com Arlete Dias, Mary Dias, Wall Diaz
Brasil, 2030. As irmãs Alayr e Sabrina estão ouvindo no radinho de pilha o julgamento que pode mudar os rumos de um país “sem energia”. Elas são surpreendidas por Fátima, a irmã que volta dos mortos para confraternizar nessa noite histórica.
Trailer: https://youtu.be/QhNBUu_5Zcc
CAFÉ COM CANELA
Dia 15 domingo 20h
Brasil, 2016, 103’, 14 anos, DCP
De Ary Rosa e Glenda Nicácio
Com Valdinéia Soriano, Aline Brune, Babu Santana, Arlete Dias, Aldri Anunciação, Guilherme Silva, Antônio Fabio, Dona Dalva Damiana de Freitas, Michelle Mattiuzzi
Recôncavo da Bahia. Margarida vive em São Félix, isolada pela dor da perda do filho. Violeta segue a vida em Cachoeira, entre adversidades do dia a dia e traumas do passado. Quando Violeta reencontra Margarida inicia-se um processo de transformação marcado por visitas, faxinas e cafés com canela, capazes de despertar novos amigos e antigos amores.
Trailer: https://youtu.be/ZrU2hMZu9wk
FERNANDA YOUNG – FOGE-ME AO CONTROLE
Dia 13 sexta 18h10 | Dia 14 sábado 14h | Dia 17 terça 16h10
Brasil, 2024, 87’, 12 anos
De Susanna Lira
De insana a consciente, de feminista punk a mãe apaixonada. “Os Normais”, “Saia Justa” e todas as faces da artista Fernanda Young, que sacudiu a televisão brasileira e se tornou uma das vozes mais importantes da sua geração.
Trailer: https://youtu.be/sNNuu8T0RIg
O MAL NÃO EXISTE
Dia 16 segunda 14h | Dia 18 quarta 16h
Aku wa sonzai shinai, Japão, 2023, 106´, 14 anos, DCP
De Ryusuke Hamaguchi
Com Hitoshi Omika, Ryo Nishikawa, Ryuji Kosaka, Ayaka Shibutani, Hazuki Kikuchi, Hiroyuki Miura
Takumi e sua filha Hana moram na vila de Mizubiki, perto de Tóquio. Um dia, os habitantes da aldeia tomam conhecimento de um plano para construir um retiro perto da casa de Takumi, oferecendo aos moradores da cidade uma fuga confortável para a natureza. Vencedor do Grande Prêmio do Júri e do Prêmio da Crítica no Festival de Veneza.
Trailer: O Mal Não Existe | Trailer Oficial [HD] | Imovision
MAIS PESADO É O CÉU
Dia 12 quinta 14h10 | Dia 18 quarta 18h10
Brasil, 2024, 98’, 16 anos
De Petrus Cariry
Com Matheus Nachtergaele, Ana Luiza Rios, Sílvia Buarque
Após acolher uma criança abandonada, Teresa conhece Antônio e os dois iniciam uma jornada pelas estradas. O passado em comum, para eles, são as memórias de uma cidade submersa no fundo de uma represa. A vida é sonho, mas o futuro é a incerteza.
★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading
Trailer: https://youtu.be/FaD-aLKeG1M
OTHELO, O GRANDE
Dia 12 quinta 16h10| Dia 15 domingo 15h40 | Dia 16 segunda 16h10 | Dia 18 quarta 14h20
Brasil, 2024, 83´, 12 anos, DCP
De Lucas H. Rossi dos Santos
Grande Othelo foi um dos mais brilhantes atores brasileiros do século XX. Negro, órfão e neto de escravizados, ele desafiou o racismo estrutural ao eternizar seus personagens no cinema e na TV, abrindo caminhos para as futuras gerações de artistas negros. O filme oferece uma visão íntima e pessoal do homem que se tornou um ícone, deixando um legado inestimável na cultura brasileira. O documentário levou o Prêmio Redentor de Melhor Documentário no Festival do Rio, em sua estreia mundial, na Mostra Competitiva da Première Brasil e participou do 13th Annual BlackStar Film Festival em agosto nos EUA.
★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em PingPlay
Trailer: Othelo, O Grande – Trailer Oficial
STOP MAKING SENSE
Dia 14 sábado 15h50 | Dia 17 terça 18h
Stop Making Sense, EUA, 1984, 88´, 12 anos, DCP
De Jonathan Demme
O diretor Jonathan Demme captura a energia visceral da banda americana Talking Heads durante um show no Hollywood Pantages Theatre, em 1983. O grupo toca sucessos como “Psycho Killer”, “Take Me to the River” e “Once in a Lifetime”. Vencedor de Melhor Documentário na National Society of Film Critics (1985), Stop Making Sense foi lançado pela primeira vez em 1984 e é considerado pelos críticos até hoje como o melhor filme-concerto de todos os tempos.
★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MobiLoad
Trailer: STOP MAKING SENSE | Trailer Oficial
Ingressos
Semana de Aniversário Cine Arte UFF – Todos os ingressos por R$ 10,00 (valor único)
Segunda-feira – Promoção – R$ 5,00
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria
Mostra Ecos Urbanos
Pixinguinha – OSN e Convidados
Direção: Daniel Oliveira
Arranjos e regência: Flavio Mendes
Textos e apresentação: João Carino
Solistas:
- Silvério Pontes (trompete)
- Fabiano Segalote (trombone)
- Alexandre Maionese (flauta)
- Whatson Cardozo (clarinete e sax tenor)
- Ronaldo do Bandolim (bandolim)
Banda:
- Rogério Souza (violão)
- Fernando Brandão (cavaquinho)
- Daniel Karin (pandeiro)
Programa:
Pixinguinha (1897-1973) e Vinícius de Moraes (1913-1980) – Lamentos
2 – “Desprezado”, Pixinguinha (1897-1973)
3 – “Já te digo”, Pixinguinha (1897-1973) e China (1888-1927)
4 – “Trombone atrevido”, Pixinguinha (1897-1973)
5 – “Paciente”, Pixinguinha (1897-1973) e Daniel Santos
6 – ‘Ainda me recordo”, Pixinguinha (1897-1973) e Benedito Lacerda (1903-1958)
7 – “Vou vivendo”, Pixinguinha (1897-1973) e Benedito Lacerda (1903-1958)
8 – “Urubatan”, Pixinguinha (1897-1973) e Benedito Lacerda (1903-1958)
9 – “Rosa”, Pixinguinha (1897-1973), Octávio de Souza e Cândido das Neves (1899-1934)
10 – “Suite “Retratos”, 1o movimento (Pixinguinha)”, Radamés Gnattali (1906 – 1988)
11 – “1×0”, Pixinguinha (1897-1973) e Benedito Lacerda (1903-1958)
12 – “Carinhoso”, Pixinguinha (1897-1973)
27 de setembro de 2024
Sexta | 19h
Cine Arte UFF
29 de setembro de 2024
Domingo | 10h30
Cine Arte UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 40 (inteira) – R$ 20 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria
Mostra Ecos Urbanos
24 de setembro de 2024
Terça | 19h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 40 (inteira) – R$ 20 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria
Classificação Indicativa: 14 anos
0 COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.