Skip to main content
UFF - Universidade Federal Fluminense

Calango deu!

Sessões:
17/08 (Sex) 20:00 - 18/08 (Sab) 20:00 - 19/08 (Dom) 20:00
24/08 (Sex) 20:00 - 25/08 (Sab) 20:00 - 26/08 (Dom) 20:00

 

Sucesso absoluto de crítica e público, dirigido por Isaac Bernat, “Calango deu! - Os causos da Dona Zaninha”, primeiro espetáculo da Cia. Caititu, escrito e interpretado por Suzana Nascimento, é um espetáculo teatral baseado na cultura popular mineira. O monólogo foi construído ao longo de cinco anos de uma pesquisa que abrange vocabulário, hábitos, histórias, músicas e crenças, em uma grande celebração à sabedoria popular.

Dona Zaninha é uma guardiã desses ricos acervos de memória - uma genuína contadora de causos, hilária por seu jeito e linguajar, mas profunda com suas “sabências” sobre o tempo. Além de contar surpreendentes causos de amor, de assombrações, de padres e de beatas, de “semvergonhice”, a personagem convida também a plateia a cantar com seu bandolim, enquanto ensina uma receita ou simpatia. Entre um cafezinho e uma boa cachaça mineira, Dona Zaninha nos conduz a outras paragens, verídicas - da atriz mineira e seus relicários - ou fantasiosas, mas recheadas de humor, poesia e memória.

O espetáculo fez cinco temporadas no período de um ano no Rio de Janeiro, desde sua estreia no Teatro Municipal Café Pequeno em novembro de 2012, com grande procura e teatros lotados. Além de percorrer circuitos das redes SESC e SESI e, ainda, lonas culturais da cidade.

A Cia. Caititu nasceu do encontro entre a atriz, autora e contadora de histórias Suzana Nascimento, o diretor, ator e professor de teatro Isaac Bernat e a produtora Aline Mohamed.

O diretor Isaac Bernat fala sobre Calango deu!: “Este espetáculo surgiu de um desejo visceral de uma artista que entendeu que uma árvore sem raízes não frutifica. Ao contar estes deliciosos causos, Suzana dialoga com suas origens mineiras e com sua rica ancestralidade. Este, sem dúvida, é um dos méritos que este encontro nos proporciona, a oportunidade de ver uma artista transbordando sua identidade e resgatando sua memória. Dona Zaninha, alter ego de Suzana, seu duplo, nos leva para um universo que vai do fantástico ao cômico, passando pelo brejeiro até chegar ao poético. Com seus causos, “sabências”, adivinhações, receitas e músicas, Dona Zaninha nos faz viajar por este continente cheio de segredos chamado Minas Gerais. Como um trem generoso, Calango deu! foi concebido para atravessar o coração de quem for ouvir as histórias que Dona Zaninha vai contar”.

 

Ficha Técnica:

Texto, direção musical e atuação - Suzana Nascimento

Direção - Isaac Bernat

Direção de movimento - Marcelle Sampaio

Cenário e figurino - Desirée Bastos

Bonecos - Suzana Nascimento

Preparação musical - Pedro Amorim

Iluminação - Aurélio de Simoni

Realização - Cia Caititu

17 a 26 de agosto 2018
Sexta, Sábado e Domingo – 20h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí – Niterói/RJ
Ingressos: R$ 50 | R$ 25 (meia)
Classificação etária: 10 anos
Informações: 3674-7512 | a partir de 14h

VÍDEO

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin