Beco

Tal qual a forma como se coloca em sua própria poesia, a atriz e poeta Betina Kopp leva para o palco suas feminices e toda a sua pluralidade. O espetáculo Beco, que gerou há quase dois anos um livro homônimo, estreia agora em outubro no Teatro da UFF, em Niterói, e reúne as obras mais emblemáticas da artista.

Betina, que há 10 anos interpreta sua própria poesia e também a de autores consagrados pelos quatro cantos do mundo, une a experiência a projeções multimídia, como cenário e medições da pulsação dela própria, dramaturgia e música eletrônica, a fim de conectar palavra, movimento e frequências. Com supervisão do teatrólogo Amir Haddad e direção de Adressa Koetz, o solo amplifica questões da contemporaneidade, caras não só para a artista, como para o público em geral.

"Falo do coração, desse percurso que contrai e expande. Falo das minhas inquietações, angústias cotidianas, realizações, a autoanálise, carências, prazeres. É muito feminino", descreve Betina.

Entre os poemas que estão no roteiro, ela destaca um dos mais recentes que escreveu, "Mulher cavala", transformado em um batidão para o espetáculo. "Ninguém segura mais as mulheres. Não tenho medo do enfrentamento. É dar a cara a tapa. A 'Mulher Cavala' siginifica o pé na porta, cavalgar mesmo. Ela quer amar, ser livre, leve e compreendida, mas também quer ser pega, é uma troca: dominar e ser dominada", explica.

A performance da artista, que a tornou singular entre os poetas contemporâneos, é descrita pelo escritor Tavinho Paes como "rascante". "Quando ela entra em cena e a atriz dá lugar à poeta, que trata as palavras como uma mãe amamentando e ninando um bebê, uma coisa fica absolutamente transparente: essa garota tem estilo e este estilo, além de suficiente para identificá-la onde quer que esteja se apresentando, seguramente é de uma originalidade a toda prova", avalia ele.

Para a diretora Adressa Koetz, o espetáculo Beco vai emocionar e também divertir. "O Amir (Haddad) está bem satisfeito com a nossa condução, que é uma grande parceria. Este trabalho é muito autoral, então me vejo como uma facilitadora. É mais lapidar, provocar, conduzir para chegarmos no melhor da Betina. É envolvente.", conta Adressa.

Sobre Betina Kopp - A atriz e poeta nasceu em Niterói, é formada na Casa da Artes de Laranjeiras (CAL), apresentou o programa Sensacionalista no canal Multishow. Atuou em novelas e programas da Rede Globo, Canal Brasil e TV Futura. No teatro, destacam-se Diálogos com Lorca dirigida por Lu Grimaldi, Vão Paraíso e Escola de Molières dirigida por Amir Haddad. Criou as performances Corpinturadas, Poesia Que Para (PQP), Poesia Para Degustar e Poiesis. Integra o coletivo Voluntários da Pátria, que já levou música e poesia para jovens de treze estados do país.

17 e 18, 24 e 25 de outubro de 2018
Quartas e quintas – 20h
Ingressos: R$ 20 | R$ 10 (meia)
Classificação etária: 14 anos