Banda Sinfônica da PMERJ

A música na Polícia Militar tem suas origens na criação, em 1809, da Divisão Militar da Guarda Real de Polícia, por D. João VI, quando contava com um pequeno conjunto marcial. Em 27 de março de 1810, foi editado um Decreto pelo Príncipe Regente de criação e regulamentação do serviço musical nos Regimentos de Infantaria da Corte. Passando por várias fases no seu desenvolvimento, em 1924, foi criado o Grande Conjunto Musical, resultante da reunião das bandas de música dos sete batalhões existentes. Em 24 de dezembro de 1962, foi criada pela Lei nº 263 a Companhia de Músicos.

Reconhecendo a relevância e a expansão do trabalho musical na Corporação, foi criada a Companhia Independente de Polícia Militar-Músicos, através da Resolução da SESEG Nº 855, de 24 de abril de 2006.

Durante todos esses anos a Banda da Policia Militar vem servindo à população Fluminense cumprindo um papel relevante de relações públicas e sua função social de utilidade pública. Atuou na política de proximidade ministrando aulas de música para crianças em comunidades pacificadas. Vem realizando apresentações didáticas junto a escolas em todo o Estado, levando cidadania e cultura às crianças.

Atualmente o Comandante da Companhia Independente de Polícia Militar-Músicos é o Major PM Músico Ronaldo Almeida da Silva.

Milton Nascimento (1942) - Maria maria

Arranjo: Subtenente PM Mús Ricardo Ferreira.

Klauss Badelt (1967) - Piratas do Caribe

Arranjo: John Wasson

Erasmo Carlos e Roberto Carlos (1941) - É Preciso Saber Viver

Ary Barroso (1903-1964) - Na Baixa do Sapateiro

Arranjo: Jorge Cerdeira.

Lulu Santos (1953) e Nelson Motta (1944)- Certas Coisas

Arranjo: Subtenente PM Mús Rubens Nascimento

Rolf Louland (1955) - You Raise Me Up

Arranjo: Subtenente PM Mús Ricardo.

Herbert Vianna (1961) - Lanternas dos Afogados

Phil Collins (1951) - Against All Odds

David Paich(1954) e Jeff Porcaro (1954) - Africa – Toto Hists

Adaptação e arranjo: Subtenente PM Mús Ricardo Ferreira

Antônio Carlos Jobim (1927-1994) - Tom Carioca

Arranjo: Subtenente PM Mús Ricardo Ferreira

CLARINETA Leonardo Alves Barbosa Clarineta, José Adão Pinto, Fábio Amaral de Freitas, Cirlédio Almeida da Costa, Joel de Souza Alves Clarineta, Marcos José da Silva Aquino, Leonardo Nascimento Dias, Luiz Sergio Pacheco da Costa, André da Silva Santos, Jonas Luis de Souza, Junior Moura Bitencourt, Crisleane de Lima Costa Memória.

CLARONE BAIXO Maycon de França Maroto

CLARONE ALTO Fábio da Silva

OBOÉ Cláudio Gonçalves e Israel Camilo da Silva

SAX ALTO Wagner de Azevedo Silva, Luis Carlos Evangelista Santos e Leonardo De Lima Souza