Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

EVENTO SUSPENSO - A Arte é Mulher

Sessões:
14/03 (Sab) 20:00 - 15/03 (Dom) 19:00

 

❌EVENTO SUSPENSO❌

Considerando o posicionamento da Reitoria da Universidade Federal Fluminense sobre o Covid-19 e a recomendação de suspensão de eventos, a produção do espetáculo "A Arte é Mulher" decidiu por suspender as atividades que seriam realizadas nos dias 14 e 15 de março, no Teatro da UFF.

Orientamos àqueles que já compraram o ingresso a procurar a bilheteria do Centro de Artes UFF, aberta diariamente das 14h às 21h, para devolução. Pedimos desculpas pelos eventuais transtornos causados.  
 
 ------------------------------------------------------------------

Após temporada de quatro meses no CCBB–RJ, “A ARTE É MULHER” chega a Niterói. Idealizado e dirigido pela multi-instrumentista Lan Lanh, o evento que potencializa a arte produzida e fomentada por mulheres em formato de encontro multiartístico estará no Teatro da UFF nos dias 14 e 15 de março. As apresentações que mesclam música, performance e palavra contam, desta vez, com as participações da cantora congolesa Sagrace Menga e da atriz e cantora baiana Emanuelle Araújo.

Conduzido e entremeado por relatos de artistas e pesquisadoras mulheres compartilhando suas vivências do universo feminino das artes, o roteiro gera, assim, uma explosão artística feminista onde a mulher é a origem, o meio e a finalidade. "Este evento nasceu do meu desejo de promover um encontro de artes criadas por mulheres de várias gerações, assim como as mulheres inventadas pela arte em suas diferentes manifestações do feminino. Para isso, propus uma convocação ritmada de música e palavras para gerar uma onda feminista e, assim, espalhar as alegrias, dividir as tristezas e compartilhar com a plateia a arte de ser mulher", explica Lan Lanh.

A percussionista baiana formou um trio musical fixo e inédito com as cantoras Numa Ciro e Jussara Silveira, e é ainda é a responsável pela direção musical, percussão e arranjos da original Banda Arte, composta ainda por Maíra Freitas (teclados, programações e arranjos), Irene Egler (violão e arranjos) e Lui Rabello (guitarra). O evento tem a direção cênica assinada por Cristina Moura e projeção do acervo fotográfico de Cláudia Ferreira, um dos principais do país sobre feminismo.

“As músicas que compõem os shows exemplificam os relatos, revezando com as falas das artistas. Criamos um espetáculo em torno das questões que envolvem a mulher: suas múltiplas versões do feminino e as diferentes manifestações políticas do feminismo”, analisa Numa, que assina com Lan Lanh o roteiro e a curadoria.

Dinâmicas, as apresentações são permeadas por trocas com a plateia, focando no que seria esse novo campo cultural pautado pelo feminismo na música e nas artes. Na apresentação de sábado, o comando da palavra fica por conta da cientista social Sílvia Ramos, enquanto no domingo é a vez da pesquisadora Hildete Pereira de Melo levantar os temas abordados.

Enaltecendo o momento cultural do país no qual as mulheres têm protagonizado uma série de ações artísticas culturais, destaca-se uma luta constante contra as desigualdades da sociedade patriarcal, continuada na pós-modernidade. "Nunca é demais falar da mulher ou em defesa da mulher, ainda mais em tempos tão tenebrosos. Em 1913, meu bisavô, o médico Crescêncio Silveira, disse em sua tese sobre a mulher: ‘A mulher não é fraca, fracos são os direitos que a garantem’. Mais de um século depois a frase certeira serve ao propósito”, encerra Jussara.

Com Lan Lanh (multi-instrumentista), Jussara Silveira (cantora) e Numa Ciro (cantora)
Direção - Cristina Moura
Músicos - Maíra Freitas (teclados, programações e arranjos), Irene Egler (violão e arranjos) e Lui Rabello (violão)

14 e 15 de março de 2020
Sábado, 20h | Domingo, 19h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí, Niterói - RJ
Ingressos R$ 50 (inteira) / R$ 25 (meia)
Classificação Indicativa 16 anos

 

VÍDEO

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin