Quarteto de Cordas da UFF

Bem-vindos à Temporada 2019 do Quarteto de Cordas da Universidade Federal Fluminense. Neste ano, o quarteto segue com a missão de pesquisar e difundir a música universal e brasileira de ontem e de hoje e de fomentar novos plateias. Através de uma proposta de repertório orientada pelo tripé: tradição-contemporaneidade-transmutação, o quarteto vislumbra uma maior inserção desta forma de arte no gosto musical e nas playlists dos amantes da música.

O programa inicia com a celebração dos 90 anos do teuto-brasileiro Ernst Mahle. Compositor radicado no Brasil desde 1952 que escreveu este quarteto quando estava sobre a tutela do também alemão Hans Joachim Koellreutter. É uma obra escrita em três movimentos que lembra a estética desenvolvida por Arnold Schoenberg, Anton Webern e Alban Berg. O Quarteto da UFF executou a primeira audição mundial em 2017 com a presença do compositor.

Seguimos com o antológico Heitor Villa-Lobos e seu quarteto de cordas no.2. Esta obra segue a forma cíclica, na qual o fragmento inicial introduzido pela viola se repete, às vezes com pequenas modificações, em todos os movimentos. Villa-lobos nos deixou há quase 60 anos com o legado de dezessete quartetos de cordas. O programa termina com Ludwig van Beethoven e seu quarteto de cordas no.2. Obra de caráter singelo, este quarteto foi escrito entre 1799 e 1800.

Desejamos a todos um agradável concerto!

Ernst Mahle (1929)
Quarteto 1952, C 00
Grave
Andante