Paulinho Moska

Paulinho Moska se apresenta com seu show intimista Voz e Violão, um show que acontece desde quando começou sua carreira. A facilidade de viajar pelo mundo com o violão debaixo do braço e cantando o que compunha o seduziu pela relação mais direta entre o artista e seu público.

Uma Voz e um Violão. Um show que não precisa de mais nada. Somente do autor com seu cúmplice (o violão), entoando juntos canções profundas e populares que nos acompanham há anos. “As canções ficam mais fiéis às composições originais e ganham a força de expressão do autor, tocando e cantando do mesmo jeito que foram compostas”, afirma Moska.

O repertório é composto por Pensando em você, A seta e o alvo, A idade do céu, Lágrimas de diamantes, Último dia, Tudo novo de novo, Namora comigo, Somente nela, Admito que perdi, Relampiano, Quantas vidas você tem?, Sem dizer adeus, Muito pouco, entre outros grandes sucessos, e novas canções criadas pelo artista para seu mais recente álbum de inéditas, chamado Beleza e Medo, lançado em agosto de 2018, pela gravadora DECK.

Paulinho Moska nasceu no Rio de Janeiro, em 27 de Agosto de 1967. Quando criança, gostava de colecionar coisas. Tampinhas de garrafa, selos, conchas, latinhas de refrigerante, quadrinhos, figurinhas, discos, pedras, fotografias, chaves. E assim o menino montou, tijolo por tijolo, o mundo em que pretendia viver: costurando informações das áreas mais variadas, colando fragmentos de sons e pedaços de imagens de todos os tipos e origens. O primeiro violão era do irmão mais velho. Os primeiros ídolos foram Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Na adolescência, Moska foi estudar teatro. Assim que completou o curso da CAL (Casa das Artes de Laranjeiras), em 1984, começou a atuar no cinema. Participou de filmes como A cor do seu destino (1986), de Jorge Duran, Um trem para as estrelas (1988), de Cacá Diegues, O mistério no Colégio Brasil (1988), de José Frazão, Kuarup (1989), de Ruy Guerra, e O Homem do Ano (2003), de José Henrique Fonseca. Em 2013, voltou às telas em Minutos atrás, de Caio Sóh, contracenando com os atores Vladimir Brichta e Otávio Muller, com a trilha sonora composta especialmente por Moska e André Abujamra.

As primeiras gravações profissionais de Moska aconteceram no álbum de estreia do grupo vocal A Garganta Profunda, intitulado A Orquestra de Vozes (1986). Ao lado de outros integrantes do Garganta (Luiz Nicolau e Luis Guilherme), aos 20 anos fundou aquela que seria sua primeira experiência de popularidade no fim dos anos 1980: Os Inimigos do Rei. Com a banda, lançou dois discos (Os Inimigos do Rei, em 1989 e Os Amantes da rainha, em 1991), emplacou nacionalmente os hits Uma barata chamada Kafka e Adelaide, e invadiu rádios e televisões do país em turnê de shows por dois anos seguidos.

Após sair do Inimigos, Paulinho Moska começou a construir sua carreira solo a partir de 1993, com o disco Vontade, passando então a produzir uma discografia repleta de canções inspiradas que falam sobretudo, de amor à vida. São 25 anos escrevendo canções em que as letras se destacam tanto quanto a música. A primeira a se tornar nacionalmente conhecida foi O último dia (Moska/Billy Brandão), do seu segundo disco, Pensar é Fazer Música (1995), que trazia a pergunta: “O que você faria se só te restasse um dia?”. Essa canção foi tema do samba enredo do desfile da Mocidade Independente de Padre Miguel no carnaval de 2015. Do disco seguinte, Contrassenso (1997), a canção A seta e o alvo (Moska/Nilo Romero) começou a soar nas rádios do país, seguida de Um móbile no furacão e Sem dizer adeus (1999), Tudo novo de novo (2003) e Pensando em você (2003) e A idade do céu (2003). Essas foram as canções mais conhecidas da sua primeira década de trabalho, além de Relampiano (parceria com Lenine) e Admito que perdi (gravada por Marina Lima).

12 e 13 de novembro de 2019
Terça e quarta | 20h
Rua Miguel de Frias 9, Icaraí, Niterói
Ingressos - R$60,00 (inteira) e R$30,00 (meia)