OSN Música de Câmara

O programa de hoje celebra a música brasileira de câmara. São várias as comemorações. A primeira delas é o sucesso do primeiro ano da Série OSN Música de Câmara! Em seguida, os 90 anos de nascimento do compositor paulista Osvaldo Lacerda, através da execução de Invenção para Clarineta e Trompa. Esta obra faz parte de um conjunto de cinco peças para a formação de duo com instrumentação variada. Foi elaborada sobre o tema popular Pinião, Pinião, extraído do livro Ensaio sobre Música Brasileira, de Mário de Andrade.

A segunda composição, também em formação de duo, traz a inusitada combinação do Contrabaixo com o Clarone. Dedicada aos intérpretes desta noite, perceberemos, ao longo de seus quatro movimentos, as singularidades e conexões do material musical explorado pelo jovem compositor Anderson Alves, com diversos elementos característicos da música brasileira.

Festejando 130 anos de nascimento, Heitor Villa-Lobos dispensa apresentações. Seu Quintette Instrumental foi encomendado pelo Quinteto Instrumental da Orquestra da Radiodifusão Francesa, e a este dedicado. Em 1957, ano de composição da obra, Villa-Lobos contava 70 anos e gozava de grande reconhecimento e prestígio nacional e internacional. Foi um período muito produtivo, uma vez que recebeu muitas encomendas, gravou e regeu muitas de suas obras sinfônicas, principalmente nos EUA. Todas as homenagens e efervescência profissional podem ser facilmente notadas nesta sofisticada composição do final de sua vida.
Outra celebração se dá pela estreia de Equilátero, do trompista e compositor Fernando Morais. Este trio é integrante de um ciclo de obras no qual o compositor compara a figura geométrica triângulo aos instrumentos de metal. Nesta criação, dedicada ao Professor Bohumil Med, os três lados iguais do triângulo indicam a escolha da formação, ou seja, as três trompas, e determinam, inclusive, sua estrutura, expondo pontos de encontro musicais auditivamente evidentes.

Turmalina, dedicada ao trompetista Flavio Gabriel Parro, é uma obra original para trio de metais em sua formação clássica: trompete, trombone e trompa. Nesta ocasião, foi adaptada pelo próprio compositor, Gilson Santos, para a performance de três trompistas. A ideia musical embrionária surgiu de um momento de estudo do compositor com seu instrumento, o trompete. Gilson Santos frisou que a motivação para compor essa peça foi contribuir para o repertório brasileiro destinado a trio de metais, acervo notadamente diminuto até o presente momento.

E, para encerrarmos o programa, destacamos os 120 anos de nascimento do célebre Pixinguinha, um dos maiores compositores da música popular brasileira, com a interpretação de Lamentos, transcrita para três trompas por Marco Vilas Bôas.

OSVALDO LACERDA (1927-2011)
Invenção para clarineta e trompa (1954)
Tiago Teixeira (clarineta) e Waleska Beltrami (trompa)

ANDERSON ALVES (1986)