Cinema

MARe – Mostra Audiovisual de Realização

Dia 24 de agosto | quinta | 19h

18 anos – Entrada franca

Distribuição de senhas a partir das 18h, com pré-senhas a partir da formação da fila.

A 1ª MARe – Mostra Audiovisual de Realização acontece no dia 24 de agosto, quinta-feira, às 19h, com sessão composta por um trailer de longa-metragem e nove curtas-metragens, produzidos como projetos de conclusão de curso dos alunos de bacharelado de Cinema e Audiovisual, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

No final da exibição vai ocorrer uma votação para escolher o filme que representará a UFF no projeto Cinemas em Rede, que ocorrerá em novembro.

SCHYZOTERIKA (5’)
2017. Livre.

Direção
Bernardo Batista

Cexelia Cexxe

Sinopse
O que aconteceria se você entrasse em curto circuito?

MARACUJÁ REMIX (28’)
2017. 18 anos.Direção
Ian CapilléElenco
Clarice Sauma
Maria Clara Contrucci
Rebeca Queiroz

Sinopse
Flora perde um olho depois de uma festinha muito loka.

BISCOITOS, BISCOITOS! (3′)
2014. Livre.Direção

Sinopse
Faminto, Peteca, o pequeno salsicha, busca desesperadamente alcançar seus amados biscoitos.

DOBRANDO TEMPO (3′)

Vitor Hugo Faria
Renan Lima
Rafael Schubert

Sinopse
Após sofrerem um acidente no laboratório de seu pai, os irmãos Davi e Mateus são catapultados vários séculos no futuro. Perdidos, os dois precisam encontrar uma maneira de voltar para casa. Tarefa difícil, pois, enquanto o pequeno Mateus é agitado e tagarela, Davi é recluso e impaciente com seu irmão mais novo. Eles encontram a princesa Lúria, uma jovem diplomata de outro planeta, que precisa evitar um golpe de Estado e uma possível guerra intergalática. Perdida na mesma cidade em que Davi e Mateus cresceram séculos no passado, ela se dispõe a ajudar os meninos a voltarem para seu lar, caso eles a guiem pelas ruas da cidade. No presente, Ruy, o pai dos garotos, tenta rastreá-los e trazê-los de volta sãos e salvos com sua máquina defeituosa, a tempo de estarem todos no aeroporto ao anoitecer, para receberem Clara, sua esposa que volta de um congresso.

ELEFANTE (27’)
2016. 16 anos.Direção
Erik Azeredo

Lu Anastácio
Felipe Zava
Marlene Azeredo
Daniel Rodrigues
Izabela Loureiro.

Sinopse
Uma mulher que guarda um segredo e tenta seguir adiante com sua vida. Enquanto seu marido está preso na despensa, ela se vê sem alternativa senão continuar suas tarefas cotidianas.

ARRANJO PARA GENTE E BICHOS (15’)
Juliana ShimadaSinopse
Um dia e os bichos que estão dentro do dia.
Vaca, boi, bezerro e canário-da-terra, maritaca, cigarra, gente e grilo.
Sino de igreja, homem de bicicleta, vênus e lua no céu, brilhantes.
  ALÉM DE MIM (16’)
Gabriela Billwiller e Laís LorençoElenco
Gislaine Teixeira
Lilia de Abreu Oliveira
Cristina Name
Maria Virginia Casafranco
Deise Pedrosa
Sônia Cordeiro
Andrea Moreira da Silva
Luiza Helena Lemes Mathias

Sinopse
“Além de Mim” se propõe a acompanhar a trajetória de mulheres-mães em torno dos percalços da maternidade, questionando o ideal de abnegação, santidade e amor depositado em cima das mulheres. E não se atendo apenas ao papel materno, mas aos sonhos e vivências como mulher.

ADEUS ESTRADA DE TIJOLOS AMARELOS (20’)
2017. 14 anos.Direção
Hiran MatheusElenco
Danilo Araújo
Hugo Moura

Sinopse
Ir por onde for, descer até o céu cair ou mudar de cor.
Anjos de gás, asas de ilusão e um sonho audaz feito um balão
O que sai de mim vem do prazer, de querer sentir o que eu não posso ter.
O que faz de mim ser o que sou é gostar de ir por onde ninguém for.
Jogos de azar, fauno lunar, sombras no porão e um show vulgar todo verão.
Faça o sinal, cante uma canção, sentimental, em qualquer tom.
Repetir o amor já satisfaz. Ir até que um dia em que o sol derreta a cera até o fim.
– Trechos retirados da canção “Sonho de Ícaro, Biafra”

DORMENTE (15’)
2016. 14 anos.Direção
Camille P. Frambach Elenco
Thávyne Ferrari
André Luiz Frambach

Sinopse
A vida de Ana parece normal. Ela tem amigos, um namorado que a ama e uma bolsa de estudos para o mestrado. Entretanto, sem nenhum motivo aparente ela começa a se sentir irritadiça, ansiosa, insône. Cada vez mais se sente incomodada com a presença de outras pessoas, começa a se isolar se encerrando no seu quarto, deixando de fazer tudo o que ama e tendo como única companhia sua consciência: uma versão doentia e mordaz de si mesma que a convence pouco a pouco de que não é boa o suficiente, não é amada, não é capaz de sentir nada além de um grande vazio e um ódio inesgotável por si mesma. Conforme sua consciência vai se tornando mais e mais imperante, o esgotamento e a vontade de escapar fazem com que Ana cogite o suicídio.

CARTOGRAFIA DAS ONDAS – Trailer (4’)
2017. 18 anos.Direção
Heloisa MachadoElenco
Indira Nascimento
Julio Adrião
Gledson Mercês
Genilda Souza

Sinopse
Em um lugar remoto além do mar, existe uma Ilha para onde as prostitutas vão quando morrem. Em Cartografia das Ondas, o escritor Jorge conta a história de Teresa, que morre esperando um filho e chega a esse paraíso ainda grávida. Conhecendo esse universo cheio de mitologias e histórias fantásticas, Teresa ainda não sabe o que acontecerá com a criança que leva no ventre.
Gaia, a matriarca da Ilha, conta que os filhos das mulheres que chegam grávidas costumam nascer mortos. O que irá acontecer com o filho de Teresa dali pra frente? Pela primeira vez neste éden cercado de mar, era abalada a ordem natural e a harmonia entre as mulheres estava ameaçada.