Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO

 

18 a 27 de agosto – Entrada franca

O Cine Arte UFF apresenta os finalistas nas categorias Longa-metragem de Ficção, Longa-metragem Documentário e Longa-metragem Estrangeiro, para que o público possa ver ou rever e participar da votação popular.

Link para a votação http://academiabrasileiradecinema.com.br/votopopular2017

 

Dia 18 – sexta-feira 16h40 MARIAS
18h30 ANIMAIS NOTURNOS
Dia 19 – sábado 16h40 CÍCERO DIAS, O COMPADRE DE PICASSO
18h30 ELIS
Dia 20 – domingo 16h40 MENINO 23: INFÂNCIAS PERDIDAS NO BRASIL
18h30 AQUARIUS
Dia 21 – segunda-feira 16h40 EU SOU CARLOS IMPERIAL
18h30 ANIMAIS NOTURNOS
Dia 22 – terça-feira 16h40 QUANTO TEMPO O TEMPO TEM
18h30 BOI NEON
Dia 23 – quarta-feira 16h40 CINEMA NOVO
18h30 A GAROTA DINAMARQUESA
Dia 25 – sexta-feira 19h CURUMIM
21h NISE — O CORAÇÃO DA LOUCURA
Dia 26 – sábado 19h MÃE SÓ HÁ UMA
21h AQUARIUS
Dia 27 – domingo 19h BOI NEON
21h ELIS

 

 

ANIMAIS NOTURNOS

Dia 18 – sexta-feira – 18h30 | Dia 21 – segunda-feira – 18h30

Nocturnal animals, EUA, 2016, 116`, 16 anos
De Tom Ford
Com Amy Adams, Jake Gyllenhaal, Michael Shannon, Armie Hammer

Susan é uma negociante de arte que se sente cada vez mais isolada do parceiro. Um dia, ela recebe um manuscrito de autoria de Edward, seu primeiro marido. Por sua vez, o trágico livro acompanha o personagem Tony Hastings, um homem que leva sua esposa e filha para tirar férias, mas o passeio toma um rumo violento ao cruzar o caminho de uma gangue. Durante a tensa leitura, Susan pensa sobre as razões de ter recebido o texto, descobre verdades dolorosas sobre si mesma e relembra traumas de seu relacionamento fracassado. Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza 2016 e Globo de Ouro de Ator Coadjuvante para Aaron Taylor-Johnson.

 

AQUARIUS

Dia 20 – domingo – 18h30 | Dia 26 – sábado – 21h

Brasil/França, 2016, 141’, 18 anos
De Kleber Mendonça Filho
Com Sonia Braga, Maeve Jinkings, Irandhir Santos, Humberto Carrão

Clara mora de frente para o mar no Aquarius, último prédio de estilo antigo da Av. Boa Viagem, no Recife. Jornalista aposentada e escritora, viúva com três filhos adultos e dona de um aconchegante apartamento repleto de discos e livros, ela irá enfrentar as investidas de uma construtora que tem outros planos para aquele terreno: demolir o Aquarius e dar lugar a um novo empreendimento. Melhor Atriz e Diretor nos Prêmios Fénix 2016, Melhor Filme no Festival de Sydney 2016, no Festival World Cinema Amsterdam, no Festival de Transatlantyk, Polônia, e no Festival de Cartagena 2017, Prêmio da Crítica e Melhor Atriz no Festival de Havana 2016, Prêmio do Júri e Melhor Atriz no 20º Festival de Cinema de Lima 2016, Prêmio do Público e Melhor Atriz no Festival de Mar del Plata 2016, Prêmio Especial do Júri e Melhor Atriz no Festival de Biarritz 2016 e Melhor Atriz nos Prêmios Platino de Cinema Ibero-americano 2017.

BOI NEON

Dia 22 – terça-feira – 18h30 | Dia 27 – domingo – 19h

Brasil/Uruguai/Holanda, 2015, 101´, 16 anos
De Gabriel Mascaro
Com Juliano Cazarré, Maeve Jinkings, Vinicius de Oliveira, Alyne Santana

Nos bastidores das vaquejadas, Iremar e um grupo de vaqueiros preparam os bois antes de soltá-los na arena. Levando a vida na estrada, o caminhão que transporta os bois é também a casa improvisada de Iremar e seus colegas de trabalho: Zé, Negão, Galega e sua filha Cacá. O cotidiano é intenso e visceral, mas algo inspira novas ambições em Iremar: a recente industrialização e o polo de confecção de roupas na região do semiárido nordestino. Deitado em sua rede na traseira do caminhão, sua cabeça divaga em sonhos de lantejoulas, tecidos requintados e croquis. O vaqueiro esboça novos desejos. Prêmio Especial do Júri – Mostra Horizontes no Festival de Veneza 2015, Melhor Filme, Roteiro, Fotografia e Atriz Coadjuvante (Alyne Santana) no Festival do Rio 2015, e Melhor Roteiro e Fotografia no Prêmio Fénix 2016.

 

CÍCERO DIAS, O COMPADRE DE PICASSO

Dia 19 – sábado – 16h40

Brasil, 2016, 79’, 10 anos
De Vladimir Carvalho

O pintor pernambucano Cicero Dias criou uma arte inigualável para o mundo. Próximo do modernismo e influenciado por artistas como Pablo Picasso, Fernand Léger e Joan Miró, ele marcou a história da arte brasileira.

 

CINEMA NOVO

Dia 23 – quarta-feira – 16h40

Brasil, 2016, 90’, 12 anos
De Eryk Rocha

Um ensaio poético, um olhar aprofundado e um retrato íntimo sobre o Cinema Novo, movimento cinematográfico brasileiro que colocou o Brasil no mapa do cinema mundial, lançou grandes diretores (como Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos e Leon Hirszman) e criou uma estética única, essencial e visceral que mudou a história do cinema e a história do Brasil para sempre. Prêmio Olho de Ouro para o Melhor Documentário exibido no Festival de Cannes 2016.

 

CURUMIM

Dia 25 – sexta-feira – 19h

Brasil, 2016, 100’, 14 anos
De Marcos Prado

A vida de Marco “Curumim” Archer muda drasticamente quando os 13,5 quilos de cocaína escondidos em sua asa delta são descobertos pela polícia do Aeroporto Internacional de Jacarta, na Indonésia. Ele faz uma fuga espetacular e sai pela porta da frente do aeroporto. Depois de se esconder por 16 dias pelas ilhas paradisíacas da Indonésia, Marco é preso e condenado à morte. Doze anos depois, no dia 17 de janeiro de 2015, se tornou o primeiro brasileiro a ser executado por tráfico de drogas no mundo. “Curumim” oferece uma jornada íntima pela vida de um homem transgressor, carismático e irreverente, que escolheu viver intensamente a ilusão de que para ser amado pelos amigos e aceito pela sociedade, teria as drogas como sua maior moeda de troca.

ELIS

Dia 19 – sábado – 18h30 | Dia 27 – domingo – 21h

Brasil, 2016, 115’, 14 anos
De Hugo Prata
Com Andreia Horta, Caco Ciocler, Gustavo Machado

Cantora desde a infância, Elis Regina Carvalho Costa entra na vida adulta deixando o Rio Grande do Sul para espalhar seu talento pelo Brasil a partir do Rio de Janeiro. Em rápida ascensão, ela logo conquista uma legião de fãs, entre eles o famoso compositor e produtor Ronaldo Bôscoli, com quem acaba se casando. Estrela de TV, polêmica, intensa e briguenta, a “Pimentinha” não tarda a ser reconhecida como a maior voz do Brasil, em carreira marcada por altos e baixos. Prêmio do Público, Melhor Atriz e Montagem no Festival de Gramado 2016.

 

EU SOU CARLOS IMPERIAL

Dia 21 – segunda-feira – 16h40

Brasil, 2015, 90’, 16 anos
De Renato Terra e Ricardo Calil

Carlos Imperial (1935-1992) foi uma grande figura do cenário cultural brasileiro, dono de um faro preciso para descobrir talentos – como Roberto e Erasmo Carlos, Tim Maia, Wilson Simonal e Elis Regina. Sem procurar esconder o lado polêmico, traço mais marcante do produtor, o filme reconstitui uma trajetória repleta de ficção, realidade, lenda e memórias de vários que o conheceram.

A GAROTA DINAMARQUESA

Dia 23 – quarta-feira – 18h30

The danish girl, EUA/Reino Unido/Alemanha, 2015, 119’, 14 anos
De Tom Hooper
Com Eddie Redmayne, Alicia Vikander, Ben Wishaw

Cinebiografia de Lili Elbe, que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de sexo. Em foco, o relacionamento amoroso do pintor dinamarquês com Gerda e sua descoberta como mulher. Oscar de Atriz Coadjuvante.

 

 

MÃE SÓ HÁ UMA

Dia 26 – sábado – 19h

Brasil, 2016, 82′, 16 anos
De Anna Muylaert
Com Naomi Nero, Daniel Botelho, Daniela Nefussi, Matheus Nachtergaele

Pierre descobre que sua família não é biológica quando a polícia prende sua mãe. Quando é obrigado a morar com seus pais verdadeiros, que o conhecem como Felipe, a nova realidade faz com que o rapaz encontre finalmente sua real identidade. Prêmio Teddy da revista alemã Männer no Festival de Berlim 2016, Melhor Ator e Melhor Diretora no Festival de Valladolid, 2016.

 

MARIAS

Dia 18 – sexta-feira – 16h40

Brasil, 2015, 75’, Livre
De Joana Mariani

O documentário aborda as diferentes devoções e representações religiosas das Marias através das festas padroeiras por toda a América Latina. Apresenta também uma jornada pelo feminino, buscando todas as particularidades de cada culto que, mesmo destinados a uma única divindade, são bem distintos.

 

MENINO 23: INFÂNCIAS PERDIDAS NO BRASIL

Dia 20 – domingo – 16h40

Brasil, 2016, 80’, 10 anos
De Belisario Franca

O professor de História Sidney Aguilar descobre durante uma aula, por intermédio de uma aluna, algo assustador: tijolos marcados com a suástica, o símbolo nazista, em uma fazenda do interior de São Paulo. Determinado a descobrir a verdade por trás das peças, Sidney investiga e busca pistas para entender a fundo o que aconteceu naquele lugar. Através das memórias de um senhor negro que foi retirado há oitenta anos de um orfanato, junto com inúmeras outras crianças, para trabalho escravo na fazenda de uma família abastada de renome, vemos um mapa histórico do racismo e do triste flerte com o nazi-fascismo no Brasil. Melhor Documentário e Montagem no Cine Ceará 2016.

NISE — O CORAÇÃO DA LOUCURA

Dia 25 – sexta-feira – 21h

Brasil, 2015, 108’, 12 anos
De Roberto Berliner
Com Glória Pires, Simone Mazzer, Claudio Jaborandy, Flavio Bauraqui, Fabrício Boliveira

Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, após sair da prisão, a doutora Nise da Silveira propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem de esquizofrenia, que elimina o eletrochoque e a lobotomia. Seus colegas de trabalho discordam do seu método de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte. Prêmio do Público de Melhor Filme no Festival do Rio 2015, Melhor Atriz e Grande Prêmio no Festival de Tóquio 2015, e Prêmio Panda de Melhor Filme no Festival BRICS de Cinema.

 

QUANTO TEMPO O TEMPO TEM

Dia 22 – terça-feira – 16h40

Brasil, 2015, 76’, Livre
De Adriana L. Dutra

Vive-se em tempos diferentes. Pensando nessa estrutura, a diretora propõe a seus entrevistados uma análise sobre o tema. Como resultado, o documentário oferece uma investigação sobre as principais linhas de nossa consciência sobre o passar das horas, um questionamento sobre a falta de tempo no mundo contemporâneo e uma reflexão sobre civilização e o futuro da existência humana.

Mostra leg livre

VÍDEO

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

Notícias - Cinema

Sem notícias no momento

A Cine Semana começa com as vozes graves de dois dos maiores intérpretes e compositores da Música Popular Brasileira: Dorival Caymmi e Lupicínio Rodrigues. Dois homens negros, nascidos em lados opostos do país, um na Bahia, o outro no Rio Grande do Sul, no mesmo ano de 1914, e que modificaram o cancioneiro brasileiro com suas letras e melodias sobre o amor, os afetos, a natureza, o carnaval, a boemia, a religião. Suas presenças na cultura brasileira (e além) são temas de DORIVAL CAYMMI – UM HOMEM DE AFETOS, de Daniela Broitman e LUPICÍNIO RODRIGUES: CONFISSÕES DE UM SOFREDOR, de Alfredo Manevy, lançamentos da semana que nos fazem mergulhar em quase um século de história que separa o início de suas carreiras e os dias de hoje. Também é lançamento da semana CINEMA É UMA DROGA PESADA, filme francês de Cédric Kahn, exibido na ótima seleção do Festival Varilux do ano passado. Seguimos com mais chances para MORCEGO NEGRO, SEM CORAÇÃO, ZONA DE INTERESSE, DIAS PERFEITOS, POBRES CRIATURAS e VIDAS PASSADAS. Para encerrar, na quarta-feira 1º, feriado, nossa programação musical é enriquecida com a exibição de NADA SERÁ COMO ANTES – A MÚSICA DO CLUBE DA ESQUINA e SAUDOSA MALOCA (em sua última chance), que irão compor a programação especial para o Dia do Trabalhador. Caymmi foi um dos maiores incentivadores do ócio e nada melhor do que descansar vendo bons filmes (todos brasileiros) e ouvindo boas músicas a preços populares: quarta-feira, 1º de maio, todas as sessões por R$5,00. Vem pro cinema!

CINEMA É UMA DROGA PESADA – LANÇAMENTO
Dia 25 quinta 17h | Dia 27 sábado 16h | Dia 30 terça 14h
Making Of, Bélgica/França, 2023, 119’, 14 anos
De Cédric Kahn
Com Denis Podalydès, Jonathan Cohen, Emmanuelle Bercot, Stefan Crepon

Simon, um diretor experiente, começa a rodar um filme sobre a luta dos trabalhadores para salvar sua fábrica. Mas nada sai como planejado. Sua produtora deseja reescrever o final, sua equipe entra em greve, sua vida pessoal está em ruínas; e para piorar as coisas, o ator principal é um desagradavel egocêntrico. Joseph, um jovem que deseja entrar na indústria do cinema, aceita dirigir o making of. Ele leva seu papel muito a sério e começa a capturar toda a confusão, provando que o making of pode às vezes ser bem melhor que o próprio filme! Selecionado na Biannale Di Venezia em 2023.

Trailer: https://youtu.be/OS95bqC7UXo

DORIVAL CAYMMI – UM HOMEM DE AFETOS – LANÇAMENTO
Dia 25 quinta 15h10 | Dia 26 sexta 18h10 | Dia 27 sábado 14h20 | Dia 28 domingo 17h30 | Dia 29 segunda 14h | Dia 01 quarta 18h10
Brasil, 2024, 93’, Livre
De Daniela Broitman

Uma viagem irresistível pelo universo do cantor e compositor que revolucionou a canção no Brasil e influenciou gerações de músicos, abrindo caminho para Bossa Nova e a Tropicália. Traduzindo sensorialmente os versos de Caymmi, o filme passeia pela atmosfera vibrante dos pescadores baianos, as referências de raiz africana, a religiosidade e espiritualidade no candomblé, e suas histórias de amor.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em PingPlay

Trailer: https://youtu.be/WSUzN3jEeX0

LUPICÍNIO RODRIGUES: CONFISSÕES DE UM SOFREDOR – LANÇAMENTO
Dia 28 domingo 15h40 | Dia 30 terça 16h10 | Dia 01 quarta 16h20
Brasil, 2023, 96’, 12 anos
De Alfredo Manevy

O documentário “Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor” celebra o legado poético de Lupicínio Rodrigues, investigando a contribuição musical e o contexto histórico desse compositor nascido no Rio Grande do Sul e autor de sucessos que ultrapassam gerações.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Mobi Load

Trailer: https://youtu.be/wZZMGs94OhM

DIAS PERFEITOS
Dia 27 sábado 20h20 | Dia 29 segunda 17h40
Perfect Days,  Japão/Alemanha, 2023, 125’, 12 anos
De Wim Wenders
Com Miyako Tanaka, Koji Yakusho, Long Mizuma

Hirayama leva uma vida feliz, conciliando seu trabalho como zelador dos banheiros públicos de Tóquio com sua paixão por música, literatura e fotografia. Sua rotina estruturada é lentamente interrompida por encontros inesperados que o forçam a se reconectar com seu passado. Prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes. Indicado a Melhor Filme Internacional no Oscar e no César.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Mobi Load

Trailer: https://youtu.be/j9srd9g_SEk

MORCEGO NEGRO
Dia 26 sexta 14h | Dia 30 terça 19h40
Brasil, 2023, 125’, 12 anos
De Chaim Litewski e Cleisson Vidal

Uma biografia cinematográfica de Paulo César Farias, mais conhecido como PC Farias. PC foi tesoureiro do ex-Presidente Fernando Collor de Mello e esteve diretamente envolvido no processo que culminou com o impeachment de Collor, abalando profundamente a recém-restaurada democracia brasileira. O filme conta com a participação de dezenas de pessoas que conheceram e conviveram com Farias, farta documentação e material de arquivo exclusivo, que revela os meandros da política brasileira, focando especialmente as relações entre capital, poder, laços de família e o crime organizado. O documentário teve sua estreia no Festival É Tudo Verdade em 2023, recebendo Menção Honrosa.

Trailer: https://vimeo.com/914840056/d867694962

NADA SERÁ COMO ANTES – A MÚSICA DO CLUBE DA ESQUINA 
Dia 26 sexta 16h30 | Dia 01 quarta 20h
Brasil, 2023, 79’, 10 anos
De Ana Rieper

O filme mergulha na musicalidade de um excepcional time de músicos – Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta e outros – para entender como referências musicais diversas, e influências de paisagens, história e poesia refletiram em cada um deles e na música atemporal que criaram.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em PingPlay

Trailer: https://youtu.be/bV6pPdzs_DA

POBRES CRIATURAS
Dia 28 domingo 19h20 
Poor Things, EUA, 2023, 141’, 18 anos
De Yorgos Lanthimos
Com Emma Stone, Mark Ruffalo, Willem Dafoe, Ramy Youssef

A fantástica evolução de Bella Baxter, uma jovem que é trazida de volta à vida pelo brilhante e pouco ortodoxo cientista Dr. Godwin Baxter.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading

Trailer: https://youtu.be/9DEOJkmZLd8

SAUDOSA MALOCA
Dia 01 quarta 14h10
Brasil, 2024, 108’, 14 anos
De Pedro Serrano
Com Paulo Miklos, Leilah Moreno, Gero Camilo, Paulo Tiefenthaler, Izak Dahora

Numa mesa de bar, o velho Adoniran Barbosa conta a um jovem garçom histórias de uma São Paulo que já não existe. Lembra com carinho da maloca onde viveu com Joca e Mato Grosso, da paixão deles por Iracema e de outros personagens eternizados em seus sambas, crônicas de uma metrópole engolida pelo apetite voraz do “pogréssio”.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Mobi Load

Trailer: https://youtu.be/uF4n9bnn9Tk

SEM CORAÇÃO
Dia 26 sexta 20h10 |  Dia 29 segunda 15h50 
Brasil/França/Itália, 2023, 92’, 16 anos
De Nara Normande e Tião
Com Maya de Vicq, Eduarda Samara, Alaylson Emanuel, Maeve Jinkings

Verão de 1996, litoral de Alagoas. Tamara está aproveitando suas últimas semanas na vila pesqueira onde mora antes de partir para estudar em Brasília. Um dia, ela ouve falar de uma adolescente apelidada de “Sem Coração” por causa de uma cicatriz que tem no peito. Ao longo do verão, Tamara sente uma atração crescente por essa menina misteriosa. Selecionado para a Mostra Orizzonti do Festival de Veneza 2023, vencedor do Prêmio Félix, que celebra filmes de temática LGBTQIAPN+ do Festival do Rio 2023. 

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em PingPlay

Trailer: https://youtu.be/PsUemUF-hzI

VIDAS PASSADAS
Dia 29 segunda 20h
Past Lives, Coréia do Sul/EUA, 2023, 106’, 12 anos
De Celine Song
Com Greta Lee, Teo Yoo, John Magaro

Nora e Hae Sung, dois amigos de infância profundamente conectados, se separam depois que a família de Nora decide sair da Coréia do Sul. Vinte anos depois, eles se reencontram em Nova York para uma semana fatídica enquanto confrontam noções de destino, amor e as escolhas que fazem uma vida. Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original e Melhor Filme.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading

Trailer: https://youtu.be/tTPETUehOMo

ZONA DE INTERESSE
Dia 27 sábado 18h20
The Zone of Interest, EUA/Polônia/Reino Unido, 2023, 106’, 14 anos
De Jonathan Glazer
Com Sandra Hüller, Freya Kreutzkam, Christian Friede

O filme é um drama histórico que se passa durante a Segunda Guerra Mundial. Adaptado do romance homônimo do escritor Martin Amis, retrata de forma impactante a vida de Rudolf Höss, o comandante de Auschwitz, e sua esposa Hedwig, que desfrutam de uma vida aparentemente bucólica em uma casa com jardim. Mas a família feliz vive, na verdade, ao lado do campo de concentração. O dia-a dia destes personagens se desenrola entre os gritos abafados de desespero, de um genocídio em curso, pelo qual eles também são diretamente responsáveis. Vencedor do Grande Prêmio do Festival de Cannes 2023 e Oscar de Melhor Filme Internacional e Melhor Som.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading

Trailer: https://youtu.be/SW_fOpnTIuk


Ingressos
Inteira – R$ 20,00 | Meia – R$ 10,00 (exceto segundas-feiras)
Segunda-feira – Promoção – R$ 5,00
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria

Semana com feriado chegando, ótima oportunidade para colocar na agenda os filmes mais comentados do Oscar. O lançamento da semana é o belíssimo SEM CORAÇÃO, de Nara Normande e Tião, filme com co-produção Brasil – França e que tem no time Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux. O longa brasileiro foi destaque no Festival de Veneza em 2023 e venceu o Prêmio Félix de Melhor Filme Brasileiro no Festival do Rio. Também chega ao Cine Arte UFF ZONA DE INTERESSE, de Jonathan Glazer, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional e Melhor Som, a obra foi super comentada em Cannes por abordar numa perspectiva diferente um assunto já bastante tratado no cinema, os campos de extermínio na Segunda Guerra Mundial. Seguimos com mais oportunidades para POBRES CRIATURAS, DIAS PERFEITOS, NADA SERÁ COMO ANTES – A MÚSICA DO CLUBE DA ESQUINA, SAUDOSA MALOCA, VIDAS PASSADAS e as últimas oportunidades para ANATOMIA DE UMA QUEDA, AS LINHAS DA MINHA MÃO, BOB MARLEY: ONE LOVE e O MENINO E A GARÇA. E chegamos ao fim da MOSTRA FLORES QUE VENCEM CANHÕES com dois filmes de peso: o clássico DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL, em versão restaurada em 4K, e PASTOR CLAUDIO, filme fortíssimo que entrevista um conhecido torturador e assassino da ditadura militar brasileira, hoje bispo evangélico.

MOSTRA FLORES QUE VENCEM CANHÕES

Diante da efeméride dos 60 anos da Ditadura Militar Brasileira, serão exibidos cinco filmes que dialogam entre si sobre o tema nos dias 1, 8, 15, 20 e 22 de abril. Sempre será preciso refletir sobre as causas e as consequências de mais de duas décadas de censura, repressão, perseguição, torturas e tantos outros atos antidemocráticos e que feriram a nossa humanidade. O cinema é parte importante desse exercício, desde clássicos como “Cabra marcado para morrer” (Eduardo Coutinho) e “Iracema, uma transa amazônica” (Jorge Bodanzky e Orlando Senna), ambos, respectivamente, celebrando seus 60/40 anos e 50 anos de lançamento; até os mais recentes “Retratos de Identificação” (Anita Leandro) e “Pastor Cláudio” (Beth Formaggini) com novas abordagens do documentário brasileiro contemporâneo. Contaremos também com uma sessão especial dos 60 anos de lançamento de “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (Glauber Rocha) com a exibição de cópia restaurada e em 4K. (Kamilla Medeiros, curadora da Mostra)

Dia 20 sábado 16h: sessão seguida de debate com o roteirista Walter Lima Jr. e o ator Othon Bastos. Mediação Leonardo Guelman.

DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL
Brasil, 1964, 120’, 14 anos, DCP 4K
De Glauber Rocha 

Manuel é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes e acaba matando-o numa briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços, o que faz com que fuja com sua esposa Rosa. O casal se junta aos seguidores do beato Sebastião, que promete o fim do sofrimento através do retorno a um catolicismo místico e ritual. Simultaneamente, o matador de aluguel Antônio das Mortes, a serviço da Igreja Católica e dos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato. Em 2024, o filme completa seus 60 anos de lançamento.

Dia 22 segunda 19h30: sessão seguida de debate com o psicólogo Eduardo Passos e a realizadora e pesquisadora Júlia Mariano. Mediação Lívia Cabrera.

PASTOR CLÁUDIO
Brasil, 2017, 75’, 10 anos
De Beth Formaggini

Conversa entre o bispo evangélico Claudio Guerra, ex-chefe da Polícia Civil que assassinou e incinerou militantes que se opunham à ditadura e Eduardo Passos, psicólogo militante dos direitos humanos. Suas motivações variam entre o orgulho em ser um cumpridor de ordens competente, um servo leal da luta contra o comunismo, o prazer de ser temido e o amor ao poder e ao dinheiro. Ora é um cristão arrependido, ora um assassino orgulhoso de seu trabalho.


SEM CORAÇÃO – LANÇAMENTO

Dia 18 quinta 20h |  Dia 19 sexta 18h40 | Dia 21 domingo 17h40 | Dia 22 segunda 15h20 | Dia 23 terça 18h20 | Dia 24 quarta 14h
Brasil/França/Itália, 2023, 92’, 16 anos
De Nara Normande e Tião
Com Maya de Vicq, Eduarda Samara, Alaylson Emanuel, Maeve Jinkings

Verão de 1996, litoral de Alagoas. Tamara está aproveitando suas últimas semanas na vila pesqueira onde mora antes de partir para estudar em Brasília. Um dia, ela ouve falar de uma adolescente apelidada de “Sem Coração” por causa de uma cicatriz que tem no peito. Ao longo do verão, Tamara sente uma atração crescente por essa menina misteriosa. Selecionado para a Mostra Orizzonti do Festival de Veneza 2023, vencedor do Prêmio Félix, que celebra filmes de temática LGBTQIAPN+ do Festival do Rio 2023.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Pingplay

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=PsUemUF-hzI

ANATOMIA DE UMA QUEDA

Dia 18 quinta 17h10
Anatomie D’une Chute, 2023, França, 152’, 14 anos
De Justine Triet
Com Sandra Huller, Swann Arlaud, Milo Machado-Graner, Messi, Antoine Reinartz, Samuel Theis, Jehnny Beth

A vida da escritora alemã Sandra desmorona quando seu marido, Samuel, é encontrado morto. Aos poucos, o julgamento deixa de ser apenas uma investigação das circunstâncias da morte de Samuel e se torna uma inquietante jornada psicológica às profundezas da relação conturbada entre Sandra e Samuel. Palma de Ouro no Festival de Cannes, 6 Prêmios César (incluindo Melhor Filme, Direção, Atriz e Roteiro Original), Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Roteiro, BAFTA de Melhor Roteiro Original, e 5 indicações ao Oscar, vencendo o de Melhor Roteiro Original.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading

Trailer: https://youtu.be/wUcOD9f4Dvo

DIAS PERFEITOS
Dia 21 domingo 15h20 | Dia 24 quarta 19h40
Perfect Days,  Japão/Alemanha, 2023, 125’, 12 anos
De Wim Wenders
Com Miyako Tanaka, Koji Yakusho, Long Mizuma

Hirayama leva uma vida feliz, conciliando seu trabalho como zelador dos banheiros públicos de Tóquio com sua paixão por música, literatura e fotografia. Sua rotina estruturada é lentamente interrompida por encontros inesperados que o forçam a se reconectar com seu passado. Prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes. Indicado a Melhor Filme Internacional no Oscar e no César.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Mobi load

Trailer: https://youtu.be/j9srd9g_SEk

AS LINHAS DA MINHA MÃO
Dia 20 sábado 14h10 | Dia 24 quarta 15h50
Brasil, 2023, 80′ , 14 anos
De João Dumans

Por meio de uma série de encontros imprevisíveis, uma atriz fala sobre a sua experiência com a arte e a loucura. Dividido em sete atos, o filme é ao mesmo tempo o retrato de uma mulher e um estudo sobre as possibilidades desse retrato.  Prêmio de Melhor Filme na Mostra Aurora da 26a Mostra de Tiradentes.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading

Trailer: https://youtu.be/lsExeHqxi58

BOB MARLEY: ONE LOVE
Dia 22 segunda 17h10
Bob Marley – One Love, EUA, 2024, 107´, 16 anos
De Reinaldo Marcus Green
Com Kingsley Ben-Adir, Lashana Lynch, James Norton, Tosin Cole

Filme biográfico dirigido por Reinaldo Marcus Green (King Richard: Criando Campeãs) que conta a história de Bob Marley, grande ícone do reggae. O longa traz momentos tanto da vida pessoal quanto pública do cantor – como sua trajetória na música, o atentado a tiros que Marley sofreu em 1976 e seu ativismo na luta pela paz. 

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Greta

Trailer: https://youtu.be/rDotggJ_oIM

O MENINO E A GARÇA
Dia 23 terça 20h (LEG)
Kimitachi wa dô ikiru ka, Japão, 2023, 124´, 12 anos
De Hayao Miyazaki
Com Soma Santoki, Masaki Suda, Ko Shibasaki, Aimyon, Yoshino Kimura, Takuya Kimura, Kaoru Kobayashi, Shinobu Otake

Depois de perder a mãe durante a guerra, o jovem Mahito muda-se para a propriedade de sua família no campo. Lá, uma série de eventos misteriosos o levam a uma torre antiga e isolada, lar de uma travessa garça cinzenta. Quando a nova madrasta de Mahito desaparece, ele segue a garça até a torre e entra num mundo fantástico partilhado pelos vivos e pelos mortos. Ao embarcar em uma jornada épica com a garça como guia, Mahito deve descobrir os segredos deste mundo e a verdade sobre si mesmo. Vencedor do Oscar, Globo de Ouro, Prêmio BAFTA de Cinema, New York Film Critics Circle Awards de Melhor Animação.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Mobi load

NADA SERÁ COMO ANTES – A MÚSICA DO CLUBE DA ESQUINA 
Dia 19 sexta 20h30 | Dia 23 terça 14h
Brasil, 2023, 79’, 10 anos
De Ana Rieper

O filme mergulha na musicalidade de um excepcional time de músicos – Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta e outros – para entender como referências musicais diversas, e influências de paisagens, história e poesia refletiram em cada um deles e na música atemporal que criaram.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Pingplay

Trailer: https://youtu.be/bV6pPdzs_DA

POBRES CRIATURAS
Dia 19 sexta 16h | Dia 23 terça 15h40
Poor Things, EUA, 2023, 141’, 18 anos
De Yorgos Lanthimos
Com Emma Stone, Mark Ruffalo, Willem Dafoe, Ramy Youssef

A fantástica evolução de Bella Baxter, uma jovem que é trazida de volta à vida pelo brilhante e pouco ortodoxo cientista Dr. Godwin Baxter. Sob a proteção de Baxter, Bella está ansiosa para aprender. Desejando conhecer mais sobre o mundo, Bella foge com Duncan Wedderburn, um advogado astuto e debochado, para uma aventura por vários continentes. Livre dos preconceitos de sua época, Bella se firma em seu propósito de defender a igualdade e a libertação. Leão de Ouro no Festival de Veneza, Globo de Ouro de Melhor Filme (Comédia) e Melhor Atriz, 5 Prêmios BAFTA (incluindo Melhor Atriz), 11 indicações ao Oscar (sendo premiado em 4 categorias, incluindo Melhor Atriz).

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading

Trailer: https://youtu.be/9DEOJkmZLd8

SAUDOSA MALOCA
Dia 18 quinta 15h 
Brasil, 2024, 108’, 14 anos
De Pedro Serrano
Com Paulo Miklos, Leilah Moreno, Gero Camilo, Paulo Tiefenthaler, Izak Dahora

Numa mesa de bar, o velho Adoniran Barbosa conta a um jovem garçom histórias de uma São Paulo que já não existe. Lembra com carinho da maloca onde viveu com Joca e Mato Grosso, da paixão deles por Iracema e de outros personagens eternizados em seus sambas, crônicas de uma metrópole engolida pelo apetite voraz do “pogréssio”.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Mobi load

Trailer: https://youtu.be/uF4n9bnn9Tk

VIDAS PASSADAS

Dia 21 domingo 19h30 | Dia 24 quarta 17h30

Past Lives, Coréia do Sul/EUA, 2023, 106’, 12 anos

De Celine Song

Com Greta Lee, Teo Yoo, John Magaro

Nora e Hae Sung, dois amigos de infância profundamente conectados, se separam depois que a família de Nora decide sair da Coréia do Sul. Vinte anos depois, eles se reencontram em Nova York para uma semana fatídica enquanto confrontam noções de destino, amor e as escolhas que fazem uma vida. Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original e Melhor Filme.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading

Trailer: https://youtu.be/tTPETUehOMo

ZONA DE INTERESSE
Dia 19 sexta 14h | Dia 20 sábado 20h30
The Zone of Interest, EUA/Polônia/Reino Unido, 2023, 106’, 14 anos
De Jonathan Glazer
Com Sandra Hüller, Freya Kreutzkam, Christian Friede

O filme é um drama histórico que se passa durante a Segunda Guerra Mundial. Adaptado do romance homônimo do escritor Martin Amis, retrata de forma impactante a vida de Rudolf Höss, o comandante de Auschwitz, e sua esposa Hedwig, que desfrutam de uma vida aparentemente bucólica em uma casa com jardim. Mas a família feliz vive, na verdade, ao lado do campo de concentração. O dia-a dia destes personagens se desenrola entre os gritos abafados de desespero, de um genocídio em curso, do qual, eles também são diretamente responsáveis. Vencedor do Grande Prêmio do Festival de Cannes 2023 e Oscar de Melhor Filme Internacional e Melhor Som.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=SW_fOpnTIuk


Ingressos
Inteira – R$ 20,00 | Meia – R$ 10,00 (exceto segundas-feiras)
Segunda-feira – Promoção – R$ 5,00
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria

A narrativa, construída por Pedro Cadore e Cláudia Pinto, se desdobra a partir de trechos de entrevistas do próprio Belchior, proporcionando ao público um vislumbre da juventude do artista e suas reflexões sobre um mundo em constante desconcerto. O espetáculo destaca Pablo Paleólogo, que encarna o cantor cearense, e Bruno Suzano, que dá vida ao “Cidadão Comum”, uma presença constante nas canções de Belchior, representando, de certa forma, seu alter ego.

Mais do que uma mera retrospectiva, a peça aspira transmitir a filosofia de Belchior, convidando o espectador a explorar a profundidade de suas letras e pensamentos. Cadore destaca a intenção de proporcionar uma experiência nostálgica aos fãs, assim como introduzir a poesia única do compositor àqueles que ainda não a conhecem.

Ficha Técnica: Direção: Pedro Cadore

Produção Geral: Rodrigo Medeiros e Pedro Cadore

Dramaturgia: Cláudia Pinto e Pedro Cadore

Elenco: Bruno Suzano e Pablo Paleólogo

Banda: Emília B. Rodrigues (bateria), Rico Farias (violão/guitarra), Silvia Autuori (baixo/violino)

e Thomas Lenny (teclado)

Direção Musical: Pedro Nêgo

Iluminação: Rodrigo Belay

Figurino: José Dias

Técnico de Luz: Peder Salles

Técnico de Som: Nando Lopes

Direção de Marketing e Mídia: Rodrigo Medeiros (R+Marketing)

Gestão de Marketing: Fernando Gouvêa

Assistente de Marketing: Gustavo Trindade

Programação Visual: Leticia Andrade – Nós Comunicação

Produção Audiovisual: JL Studio

Assessoria de imprensa: Ribamar Filho – MercadoCom

Assistente de Produção: Rafael Barcellos e Giuliana Trindade

Direção de Produção: Well Rianc

Produção Associada: Riatti Produções

Realização: R+Marketing e Cadore Produções Artísticas


31 de maio a 09 de junho de 2024
Sexta e Sábado 20h | Domingo 19h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 80 (inteira) – R$ 40 (meia)

Classificação: Livre
Canais de venda:
Guichê Web e Bilheteria

O casal de físicos aposentados Dayse (Analu Prestes) e Robin (Mario Borges), vive só e sem vizinhos numa casa improvisada perto da costa, numa região inóspita, assolada por um acidente nuclear. Após uma ausência de quase quarenta anos, Rose (Stela Freitas), antiga colega de profissão e amiga, chega a essa casa com uma missão que poderá mudar para sempre a vida do casal. Para complicar as coisas, Robin teve uma relação com Rose no passado.

Dramaturgia

Estruturalmente, a peça se sustenta pelo desvendamento progressivo dos sentimentos desses personagens que, aos poucos, vão mostrando não só seus problemas afetivos, mas também a profunda crise ética em relação ao seu papel na sociedade em que vivem.

Paralelamente à questão nuclear, o texto investe nas particularidades da vida desses três indivíduos – sua relação com os filhos (ou a opção por não os ter), a proximidade da morte, a traição, as omissões, a fantasia e o desejo. Trata-se de um grande desastre a espelhar os pequenos desastres de três vidas.

“A discussão da peça está para além da questão nuclear. Ela nos provoca a pensar em como usamos os recursos disponíveis. Entendo que Kirkwood quer que pensemos em nossa responsabilidade com as futuras gerações. Para mim, a grande pergunta da peça é: salvar as crianças de um futuro catastrófico é um ato de heroísmo ou uma obrigação?”, questiona Rodrigo Portella, diretor.

Ficha técnica:

Texto: Lucy Kirkwood
Tradução: Diego Teza
Direção: Rodrigo Portella
Elenco / Personagem: Analu Prestes / Dayse; Mario Borges / Robin; e Stela Freitas / Rose
Cenário: Julia Deccache
Iluminação: Paulo Cesar Medeiros
Figurino: Rita Murtinho
Trilha sonora original: Marcello H e Federico Puppi
Preparação corporal: Marcelo Aquino
Fotos: Renato Mangolin
Programação visual: Thiago Ristow
Operador de luz: Anderson Peixoto
Operador de som: Diogo Perdigão
Produção executiva: Bárbara Montes Claros
Direção de produção: Celso Lemos 


03 a 12 de maio de 2024
Sexta e Sábado 20h | Domingo 19h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 80 (inteira) – R$ 40 (meia)

Classificação Indicativa:  14 anos
Canais de venda:
Guichê Web e Bilheteria

Original do escritor francês, Charles Perrault, “Chapeuzinho Vermelho” é, com certeza, o conto mais pedido pela criançada na hora de se contar histórias. 

A menina de capinha vermelha que desobedece a mãe e acaba se deparando com o lobo mau, colocando em apuros a pobre vovozinha, já teve inúmeras versões. E foi pensando em tempos de ecologia e preservação de nossa fauna, que Eduard Roessler resolveu dar um final mais ecológico ao vilão, que na verdade é um lobo Guará em extinção e também precisa de um lugar ao sol.  

Sem deixar de lado a velha moral, essa recontagem ganha mais uma lição, de que a floresta precisa de suas feras para se proteger dos intrusos e mal intencionados e as crianças precisam sempre ouvir os mais velhos e respeitar a natureza. 

FICHA TÉCNICA

Texto e Direção: Eduard Roessler

Iluminação: Leonardo Heringer

Sonoplastia: João Victor Pascale

Divulgação: Régia Perdigão

Elenco: Eduard Roessler, Thainá Lana, Gisela Roessler, Rosângela Andrade ,Willy Roessler, Mario Neto e Maíra Porto.

Classificação Etária: Livre

Duração do espetáculo: 45 minutos


04 a 12 de maio de 2024
Sábado e Domingo | 16h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 50 (inteira) – R$ 25 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin