Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

FRESTAS POR ONDE MUROS ESCOAM

De 06/04/2017 a 14/05/2017

 

A mostra de Úrsula Tautz, que será instalada no Jardim da Reitoria, discute o mundo pós-globalizado, onde o sujeito não ocupa mais o centro e todas as fronteiras são híbridas e onde era de se esperar que a diversidade fosse bem-vinda.

Porém, a incapacidade de lidar com o fim da fantasia de um sentimento de pertencer a uma nação plenamente unificada, completa, segura e coerente, gerou um falso temor: ou as identidades nacionais seriam homogeneizadas ou resistiriam ao processo globalizante.

Na tentativa de petrificar as identidades, as fronteiras se fecharam e as tradições foram enaltecidas, interditando as diferenças e o hibridismo.
Líderes populistas, a ascenção da direita, crise migratória, gestos nacionalistas-protencionistas vêm tentando manter a ordem doméstica através de estados-nação fortes. Considerando o outro como exótico e excepcional, o diferente como alguém a ser dissolvido em vez de ter sua cultura compreendida e partilhada.

Contudo, mesmo diante de todas as criações de subjetividades para a manutenção dos Estados, que justificariam ao indivíduo seu pertencimento, o sentimento de identidade e lealdade a uma nação parece escoar e perder-se pelas frestas dos muros.

Todavia, um país não é definido apenas por suas fronteiras: “uma cultura nacional é um discurso” (Stuart Hall), afirma Úrsula Tautz.

VÍDEO

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

Notícias - Artes Visuais

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin