Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

Espetáculo Bird

De 05/05/2017 a 28/05/2017
Sessões:

 

Em Bird, Maria Elisa acorda de barba. A partir desse dia, renasce a cada manhã de uma forma. Mas não é permitido sair renascendo todo dia. Cada um que viva uma coisa só: aquela carimbada no papel de nascido. A narrativa utiliza o recurso fabular para dar conta de uma discussão sobre gênero. Aborda também a família e suas estruturas frágeis, anestesiadas. Põe em xeque o próprio amor, que facilmente cede lugar à violência quando a situação foge dos padrões esperados.

O conflito concentra-se inicialmente no espaço fechado da casa, sonoramente envolvido por notícias jornalísticas que atravessam a cena. A mídia invade, interrompe, escancarando e distorcendo os fatos. Os discursos parecem surreais, até mesmo absurdos, mas logo é possível perceber que são exatamente os argumentos cotidianamente utilizados, para justificar a violência nas suas mais variadas formas.

A construção da cena acompanha a evolução da dramaturgia, ora reforçando aspectos como lirismo, opressão e descontrole, ora rabiscando caminhos da mente da personagem, entre outras possibilidades. Uma mãe anestesiada em repetido fluxo. Uma criança de sete anos que quer uma máquina capaz de realizar todos os desejos. Uma menina que, na verdade, é música e vai permitir que o amor exista, mesmo que por um brevíssimo momento.

Uma cadeira é responsável por dar conta do ausente pai, muitas vezes confundido com a poltrona da sala. Em contrapartida, um ator dá vida ao quarto da personagem principal. E, por fim, Maria Elisa, que um dia desperta possível. Mais do que expor os conflitos internos da personagem, a montagem apresenta os fatos e a reverberação dos mesmos.

Com Bernardo de Assis, João Vítor Novaes, Luiza Rangel, Marcelo de Paula e Tamires Nascimento
Dramaturgia e direção – Lívia Ataíde
Orientação de direção – José Henrique Moreira
Assistência de direção – Luiza Rangel
Direção de arte e cenografia – Karine Drummond
Figurino – Marcela Cantaluppi
Direção musical e trilha sonora – José Ricardo Neto
Iluminação – Lívia Ataíde
Preparação corporal – Caroline Ozório
Preparação vocal – Verônica Machado
Realização – Coletivo Errante

VÍDEO

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin