Duo Santoro

Dia 18/05/2017

Considerado “um dos maiores sucessos da música erudita brasileira” pelo Jornal O Globo, o Duo Santoro é um dos conjuntos mais elogiados pela crítica especializada. Único duo de violoncelos em atividade permanente no Brasil, estreou em 1990 e, por unanimidade, receberam da “União Brasileira de Escritores” o Prêmio Personalidade Cultural do ano de 1995. Nas comemorações de seus vinte anos, apresentaram-se em todo o Brasil e na República Dominicana, coroando o ano com um recital no famoso Carnegie Hall de Nova York. Recentemente lançaram o CD Bem Brasileiro, recebendo inúmeras críticas elogiosas.

Iniciaram os estudos musicais com seu pai, o contrabaixista Sandrino Santoro. Em 1989, graduaram-se pela Escola de Música da UFRJ com nota máxima e dignidade acadêmica Magna Cum Laude, e hoje são Mestres pela UFRJ e UNI-RIO. Pertencem aos quadros da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Orquestra Sinfônica da UFRJ, onde já se apresentaram várias vezes como solistas, além de participarem de outras formações camerísticas distintas, tais como Trios, Quartetos e outros Duos.

Seus recitais incluem um leque eclético de estilos, que vai do erudito ao popular. As transcrições e arranjos para violoncelos são assinados, em sua maioria, pelo próprio Duo. Uma das principais metas do Duo Santoro é a divulgação da música brasileira. No ano de 1992, tiveram seu trabalho reconhecido através das condecorações “Medalha de Ouro” e “Medalha de Prata” conferida pela Escola de Música da UFRJ, iniciando, a partir daí, participações constantes em gravações para televisão e rádio.

O concerto marca o lançamento oficial do novo CD do Duo Santoro, Paisagens Cariocas, com obras do repertório clássico e popular, com destaque de seis músicas escritas e dedicadas ao Duo Santoro.

RONALDO MIRANDA DIÁLOGOS (1948)
Preâmbulo Desafio

LEANDRO BRAGA (1955)