Skip to main content
UFF - Universidade Federal Fluminense
Luciana Mourelle

Sou artista plástica, pintora, e quero participar do edital para ocupação da Galeria da UFF. Abaixo, minha biografia.
Lu Mourelle nasceu em Campinas, cidade do interior paulista. Aos três anos de idade mudou-se para Paris com a família, acompanhando o pai, gerente de uma gigante multinacional em tecnologia à época. Na capital francesa, acompanhava a mãe em seus vários cursos de Belas Artes, limitando-se aos cantos das salas, mas já fazendo-se embrenhar no universo artístico.

No retorno ao Brasil, sua mãe torna-se ao longo dos anos uma figura pública na sociedade paulista, abrindo uma escola de artes, ministrando cursos que excedem os muros da escola e que ganham os salões de grandes empresas e mercados afins. Todo esse cenário é ativamente vivido e absorvido por Mourelle até sua adolescência, quando todos se mudam para o Rio de Janeiro.

Serão 25 anos vivendo na cidade, juntando toda a malemolência do povo carioca a um espírito desbravador desta menina que se forma publicitária. Sua carreira profissional desenvolve-se ligada ao ramo da moda de alto luxo, passando desde o comércio varejista à alta escala de produção das indústrias têxteis. Passa a fazer parte de seu cotidiano marcas como Salvatore Ferragamo, Christian Lacroix, Chloé, Valentino, Dormeuil, Loro Piana, Ermenegildo Zegna, entre outros. A vida de executiva a leva a trocar a capital fluminense por São Paulo, onde passa a viver na ponte aérea por entre todas as capitais do país e principais cidades da América Latina.

Por força de profissão, viagens ao Velho Continente faziam-se então obrigatórias e, em 2013, durante uma passagem por Roma e Milão, o encanto pelas artes reaflorou. Mas foi em 2015, em uma viagem a Paris, em pleno Jardin des Tuileries, que o desenho e a pintura voltaram com força total, desta vez para tomar à frente de sua ocupação principal.

Pouco a pouco, a moda foi cedendo lugar à antiga e lúdica brincadeira de criança e torna-se essencial em sua vida. A executiva a este ponto já empresária, dá a vez à artista plástica. Nasce uma nova profissão em plena fase madura da vida, aos 44 anos de idade.

Inspirada pela história de Tomie Ohtake, que também começa nas artes já em idade mais tenra e, atinge sua efervescência por volta dos 50 anos, resolve não se intimidar e segue firme no propósito de enveredar por uma nova empreitada. Em sua fase inicial teve suas obras influenciadas pelo trabalho de artistas como Felice Sharp, Bobbie Burgers, Ekaterina Koroleva, Peter Pharoah e Manolo Valdés.

Lu Mourelle inicia alguns cursos livres por suas temporadas no exterior. Em Saint Rémi de Provence, toma aulas com Anne Marie Rebuttini e, por seu intermédio, participa de sua primeira mostra coletiva na Galerie du Pharos. Em Viena, faz parte do grupo que auxilia a pintora uruguaia Angelina de la Quintana a ministrar, no Volkshochschule Urania, curso sobre sua trajetória e diversas técnicas de pintura.

Retorna ao Brasil e sai dos grandes centros. Abandona definitivamente o Rio de Janeiro e São Paulo, por onde viveu durante 5 anos, e ruma para o interior, para a chácara da família. Lá, neste recanto de paz, busca enfim sua identidade e desenvolvimento artístico.

Na visão de Lu Mourelle, mesmo que o encontro com muitas telas, técnicas, espátulas, tintas e pinceladas tenham acontecido desde sua retomada às artes, este é só o início. Um ciclo que só se encerrará quando não houver mais paixão e frenesi em viver. E isto, para ela, está longe, muito longe de acontecer.

Administrador Geral

Bom dia, Luciana. Para participar do processo seletivo você precisa enviar sua proposta de trabalho pelos correios, conforme o regulamento do edital que está no link: http://www.centrodeartes.uff.br/noticias/inscricoes-prorrogadas-edital-2018-para-ocupacao-da-galeria-uff-e-do-espaco-uff-de-fotografia/

Notice: Undefined variable: cat_slug in /var/www/www.centrodeartes.uff.br/public_html/wp-content/themes/sparkling/comments.php on line 74

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Video Lightbox Plugin