Entre as pedras do cerrado brasileiro, nasce uma espécie de flor miúda, por vezes luminosa, que guarda uma característica peculiar.
A planta, também conhecida como capim-dourado, reluz no campo verde e é parte da paisagem do Parque Nacional das Sempre-Vivas, em Minas Gerais. Sua coleta fornece renda aos moradores da região, o que com a fundação do parque em 2002 tem garantido a atividade de maneira sustentável, protegendo a planta do risco de extinção.
Depois de colhida, a planta segue brilhando.
Coletada e seca ao sol por dois dias, a curiosa flor pode resistir por anos mantendo sua luz e encanto. A aparência frágil da plantinha esconde a força que nenhum outro ser vivo conseguiu: desafiar a morte, mantendo o brilho da vida após o que seria seu fim.
J. Borges
O plantio de girassol’
Xilogravura, 49 x 67cm
Da pedra à flor
O trabalho do mais conhecido xilogravurista brasileiro é recorrentemente utilizado para ilustrar paisagens e cenas que evocam uma lembrança de uma região que foi por muito tempo associada à seca e ao flagelo. No entanto, J. Borges supera o que erroneamente se espera e revela um Nordeste como de fato o é, nos entregando em traçado uma realidade que para os olhos de alguns desavisados ainda soa como ficção. O colorido da flora não sucumbe ao destino que lhes é imposto socialmente; e se ali só esperavam pedras e terreno seco, o trabalho do mestre J Borges tem o poder de desafiar a morte que é imposta -e muitas vezes inventada- ao verde do lugar.
J. Borges
Céu estrelado
Xilogravura, 34 x 49cm
Pedro Índio Negro
A Estrela
Ilustração digital
Músico e designer, Pedro Índio Negro utiliza da estética que ganhou lastro pela arte de J. Borges para construir peças de traço similar, mesmo utilizando outras ferramentas.
O artista paraibano confeccionou em ilustração digital todas as imagens das cartas de tarot, traduzindo as figuras do baralho original e pondo-as sob o novo vestido. Os corpos de nosso povo agora estão no jogo que rompeu fronteiras (assim como a xilogravura do mestre).
As duas pedras
Por mais que queiramos vencê-la, uma hora ela chega até para as Sempre-Vivas.
No tarot, a carta da morte revela algo que não depende de nosso controle, algo que toma algum cenário sem rodeios, como uma incontornável verdade e transformação.
Pedro Índio Negro
Ilustração integrante da série ‘Tarot Nordestino’, carta ‘A Morte’. 2016
Ariano Suassuna
A Morte- A Moça Caetana
Ilustração
Pedro Índio Negro
A Roda da Fortuna
Ilustração
Ariano Suassuna
Infância
Ilustração
Pedro Índio Negro
A Força
Ilustração
Se muitas vezes associamos vida e morte como pólos contrários, sabemos que não há uma sem a outra. Talvez, mais que a vida, é a infância o seu contrário: Em ‘Meninos e Reis’, a pesquisadora Gabriela Romeu apresenta histórias de crianças que dão nova vida à nossa cultura. Danças dramáticas, a exemplo dos Reisados, que parecem para muitos algo de um Brasil distante e antigo, renascem diariamente através das novas gerações que assimilam as heranças dos folguedos como uma brincadeira.
Flávio Tavares
A Visita de São José ao sertão da Paraíba
Acrílica sobre tela, 140cm x 180cm. 2006