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UFF - Universidade Federal Fluminense

Carolina Maria de Jesus - Diário de Bitita CANCELADO

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ESPETÁCULO CANCELADO

O monólogo Carolina Maria de Jeses - Diário de Bitita é uma adaptação dos livros de memórias Quarto de despejo e Diário de Bitita da escritora mineira Carolina Maria de Jesus. A encenação segue o fluxo de memória de Carolina, refazendo sua trajetória da infância miserável em Sacramento no interior de Minas, quando a chamavam de Bitita, até o lançamento do seu primeiro livro e posterior sucesso e reconhecimento como escritora.

Em cena, Carolina cata papel nas ruas de São Paulo para sustentar a família. As coisas encontradas lembram os acontecimentos marcantes de sua vida. Ela vai “bititando”, desenhando o espaço, dando alma. Tudo ganha corpo, presença: a alfabetização, o primeiro contato com os livros, os sonhos da meninice, as festas populares, a enfermidade que a obrigou a mendigar, a prisão injusta, a religiosidade, o trabalho na roça, os laços afetivos, a mãe lavadeira, o pai ausente, o avô descendente de escravos, as madrinhas, os meninos que zombavam dela... Personagens de uma história incrível de superação.

Sobre a escritora - Carolina Maria de Jesus nasceu em Sacramento, Minas Gerais, em 1914. Teve uma infância miserável. Foi doméstica e lavradora, sempre explorada. Adoentada, virou andarilha e foi obrigada a mendigar. Estudou apenas os dois primeiros anos do primário, quando aprendeu a ler e se apaixonou pelos livros. Foi presa e espancada porque lia um dicionário, pensaram que era livro de bruxa. Adulta, foi morar no Canindé, uma das primeiras favelas de São Paulo, onde construiu seu próprio barraco. Muitas vezes teve que comer lixo para enfrentar a fome. Nunca se casou e sustentou os três filhos sozinha catando papel nas ruas. Nos anos 1950 começou a escrever em cadernos que encontrava no lixo e conseguiu o improvável: se tornar uma grande escritora reconhecida mundialmente.

Certo dia, o jornalista Audálio Dantas foi fazer uma matéria na favela e descobriu Carolina. Seu primeiro livro Quarto de despejo foi editado em 1960, com enorme sucesso. A primeira edição bateu recorde de vendas no Brasil e o livro foi traduzido para 16 idiomas em mais de 40 países.

Com a linguagem dos despossuídos, ela fez de sua obra um meio de denúncia sociopolítica, trazendo o testemunho de sua vida e fazendo deste um libelo contra a opressão, um manifesto contra a intolerância e qualquer forma de discriminação e preconceito de raça e gênero.

Mas o interesse por aquela figura exótica – a negra favelada semianalfabeta que escrevia livros – durou pouco. O mercado editorial queria rotular Carolina e publicar apenas diários da favela, mas ela recusou esse papel, queria escrever outras coisas e publicou poesia e romance, às vezes com recursos próprios, que pouca gente leu. Também gravou um disco cantando músicas de sua autoria.

Carolina faleceu em 1977. Na época, ela morava numa casa de alvenaria fora do Canindé. Antes de morrer, Carolina entregou o manuscrito de Diário de Bitita para jornalistas franceses. O livro foi publicado na França depois de sua morte e, muito tempo depois, no Brasil.

Hoje, sua obra é estudada e referenciada mundo afora e deu origem a centenas de teses acadêmicas, sites, documentários, especiais de TV, HQ, exposições, blocos de carnaval e peças teatrais. Carolina virou nome de rua, assim como de creches, de escolas e de museus, em todo país.

Seu nome foi incluído na Antologia de Escritoras Negras de Nova York, no Dicionário Mundial de Mulheres Notáveis de Lisboa e no livro Extraordinárias Mulheres que Revolucionaram o Brasil, que escolheu, dentre todas as brasileiras, 44 mulheres que impactaram a nossa história. E seu livro Quarto de despejo foi o sétimo mais vendido no site Estante Virtual, no ano de 2017 sendo incluído na lista de leitura obrigatória nos vestibulares da UFRGS e UNICAMP.

 

FICHA TÉCNICA:

Realização: Casa Forte Produções Culturais e Esportivas e
Produção: Andréia Ribeiro, Gabriela Buono Calainho e Ramon Botelho
Adaptação do texto, direção artística e cenário: Ramon Botelho
Interpretação: Andréia Ribeiro
Assistente de Direção e contribuição textual: Gabriela Buono Calainho
Iluminação: Paulo Cesar Medeiros
Trilha Original: Marco Lyrio
Figurinos: Wagner Louza
Adereços: Sinhá Recicla (ONG Uberlândia/ MG)
Visagismo: Sidnei Oliveira
Cenotécnico: Rostand Albuquerque (Galpão 6centos)
Operador de luz: Gabriel Gomes
Operador de som: Salomão Waisman
Contrarregra: Thiago Gouveia / Thiago Torres

12 a 21 de outubro de 2018
Sexta, Sábado - 20h e Domingo – 19h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí – Niterói/RJ
Ingressos: R$ 40 | R$ 20 (meia)
Classificação etária: 14 anos
Informações: 3674-7512 | a partir de 14h

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